Menu

Assine nossa newsletter

Folha de S.Paulo

Programa une Barbara Heliodora e Gianni Ratto

21.3.2006  |  por Valmir Santos

São Paulo, terça-feira, 21 de março de 2006

TEATRO 

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local 

O cenógrafo e diretor teatral Gianni Ratto, morto no ano passado, aos 89 anos, e a crítica Barbara Heliodora são colocados em perspectiva no programa “Palco e Palavra”, da STV. O jornalista Ricardo Soares conversa com os dois, em momentos diferentes, sobre suas experiências literárias: ela uma tradutora e especialista da obra de Shakespeare, ele um contista e cronista a mancheias, guiado pela arte do teatro que herdou da Itália natal.

A contracenação dos entrevistados, portanto, se dá por meio da palavra. “Eu adoro teatro e ele deve ser tratado com respeito”, afirma Heliodora. “O que exijo não é que gostem do que eu gosto, mas que falem bem o que se propõem a fazer.”

Em outro bloco, Ratto afirma que muitos encenadores “ignoram a palavra” ao se fixarem no “espetáculo pelo espetáculo”. Instiga que um homem devotado também à criação do espaço cênico destine em suas criações igual peso ao universo do verbo.
Ratto diz que foi empurrado organicamente pela vida a escrever livros como suas memórias em “A Mochila do Mascate” (1996).

Esquiva à imagem de crítica implacável, Heliodora surge bem-humorada e chega a brincar que, ao contrário do que dizem, “não sou um dragão que solta fogo pelas ventas”.

Para a crítica, a evolução do cinema e da televisão levou, ou pelo menos deveria levar, o teatro a encontrar formas menos realistas. Heliodora afirma que não tem reservas quanto ao chamado teatro experimental, mas observa que “essa etiqueta às vezes é usada para esconder o malfeito”. E dá um último puxão de orelha nos atores: eles se esqueceram de que o texto em verso ajuda, não deveria ser um estorvo. Ela mesma dirigiu leituras públicas de Shakespeare, fiel à estrutura do autor, e diz que sempre funcionou.

Ao superpor brevemente as idéias de Gianni Ratto e Barbara Heliodora, o programa ajuda a compreender alguns aspectos importantes da cena contemporânea. 



Palco e Palavra – Gianni Ratto e Barbara Heliodora
Quando:
hoje, às 18h30, na Rede Sesc Senac 

Valmir Santos

Quer receber mais artigos como este? Então deixe seu e-mail:

Relacionados