Menu

Assine nossa newsletter

Folha de S.Paulo

Cultura abre o baú de Antunes Filho

9.9.2006  |  por Valmir Santos

São Paulo, sábado, 09 de setembro de 2006

TEATRO 
Canal exibirá 13 dos cerca de 30 teleteatros que o coordenador do Centro de Pesquisa Teatral dirigiu na década de 70 

Programas selecionados incluem “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues; atores, críticos e pesquisadores comentarão as histórias 

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local 

O diretor de teatro Antunes Filhos também foi um homem de televisão, veículo contra o qual hoje pragueja ao ver atores com quem trabalhou atuando em novelas (caso de Luís Melo).

A face televisiva do diretor poderá ser vista na série “Antunes em Preto e Branco”, que a TV Cultura promete levar ao ar até o final do ano -dia e horário de exibição a definir.

Serão apresentados 13 dos cerca de 30 teleteatros que Antunes dirigiu e adaptou para a emissora, na década de 70.

Todos os programas serão apresentados na íntegra. Entremeando os três blocos, haverá depoimentos de artistas que participaram dos projetos ou de críticos e pesquisadores.

Os teleteatros foram produzidos originalmente em preto e branco. A Folha teve acesso a um deles, “A Casa Fechada” (1975), adaptado da peça de Roberto Gomes (1882-1922).

No trabalho, é possível entrever também o olhar cinematográfico de Antunes. A fotografia explora a atmosfera de Paranapiacaba (SP), a locação escolhida, com a neblina nas ruas, a arquitetura inglesa nos casarões e a estação de trem.

A séria é rara oportunidade para assistir, por exemplo, às atuações de Jofre Soares, Karin Rodrigues, Jairo Arco e Flexa.

Numa cidade interiorana, os moradores estão em polvorosa com o caso de uma mulher que trai o marido e é obrigada a fugir. Tempos depois, o casal, os três filhos e um delegado estão de volta à casa desabitada. Enquanto decidem o rumo de suas vidas, trancafiados, do lado de fora a vizinhança maldiz a adúltera.

Entre os títulos selecionados pelo núcleo de dramaturgia da TV Cultura, constam ainda “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, com Lilian Lemmertz e Edwin Luisi no elenco, e “A Escada”, de Jorge Andrade, com Rodolfo Mayer, Antônio Fagundes e outros. 

Valmir Santos

Quer receber mais artigos como este? Então deixe seu e-mail:

Relacionados