Menu

Assine nossa newsletter

Folha de S.Paulo

Monólogo na Casa das Rosas revê Wittgenstein

15.4.2007  |  por Valmir Santos

São Paulo, domingo, 15 de abril de 2007

TEATRO 

Espetáculo apresenta a vida do filósofo austríaco
 

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local 

Um das obras de referência da filosofia no século passado, “Tractatus Lógico-Philosophicus”, do pensador austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951), chega ao teatro na forma de um monólogo. “Wittgenstein – Um Novo Olhar” estreou na semana passada e fica em cartaz até junho. 

O espetáculo é interpretado por Jairo Arco e Flexa, jornalista com formação em filosofia. Foi ele quem encomendou a adaptação da obra a Contador Borges, poeta e tradutor. A direção é de Roberto Rosa (Cia. Fábrica São Paulo). 

Wittgenstein revolucionou as noções da linguagem e da teoria do conhecimento com o seu tratado. “A peça começa como se fosse uma palestra, mas, aos poucos, evolui para uma narrativa de momentos da vida dele, no passado e no presente”, diz Arco e Flexa. 

A encenação acontece nas escadarias de mármore do saguão da Casa das Rosas. Na concepção dos artistas envolvidos, é como se o protagonista e o público fossem transportados para a imponente e luxuosa mansão da família Wittgenstein, onde o filósofo passou a infância e parte da juventude.



Wittgenstein – Um novo olhar
Onde: Casa das Rosas (av. Paulista, 37, Cerqueira César, tel. 3285-6986) 
Quando: sex. e sáb., às 22h30; dom., às 20h30. Até 10/6 
Quanto: R$ 25
 

Valmir Santos

Quer receber mais artigos como este? Então deixe seu e-mail:

Relacionados