Menu

Assine nossa newsletter

Folha de S.Paulo

Mostra teatral reúne 12 grupos latinos

30.4.2007  |  por Valmir Santos

São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2007

TEATRO 

Evento gratuito começa hoje no Centro Cultural SP com braço do MST; cubanos se apresentam amanhã
 

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local 

Nascido há 21 anos em Cuba, o Teatro Buendía é um dos participantes da segunda Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo. De hoje a domingo, o Centro Cultural São Paulo recebe a maioria dos espetáculos de cinco coletivos internacionais e sete brasileiros -também haverá apresentações no centro e em Cotia. O evento da Cooperativa Paulista de Teatro envolve sessões gratuitas, no palco ou ao ar livre, e debates. 

Em 1989, o Buendía fundou a Escuela Internacional de Teatro de America Latina y El Caribe (Eitalc), projeto itinerante de intercâmbio por vários países, Brasil incluído. “Pedagogia alternativa” e “investigação” são expressões comuns a outros grupos convidados para a mostra, como Teatro de los Andes (Bolívia), Teatro Sanitario de Operaciones (Argentina), Escena (Venezuela), Teatro Gayumba (República Dominicana), Fábrica de Teatro Imaginário (Espanha), Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre), Piollin (João Pessoa), Circo Teatro Udi Grudi (Brasília), Coletivo Angu de Sangue (Recife) e Associação Teatral Joana Gajuru (Maceió). 

Amanhã, às 21h, o Buendía encena “Charenton” (2005), direção de Flora Lauten, uma adaptação de “Marat/Sade”, texto do alemão Peter Weiss. 

“Os nossos espetáculos intentam abrir um debate com a história contemporânea de Cuba. Não para dar soluções, mas para refletir com o espectador sobre o sentido da história e da cultura; ativar sensações, emoções e idéias”, diz a dramaturga Raquel Carrió, 55. 

Entre os participantes da mostra, dois são caracterizados por ações sociais diretas: o coletivo Filhos da Mãe… Terra, um dos braços culturais do MST, fixado num assentamento em Sarapuí (SP) e que abre o evento hoje com “Posseiros e Fazendeiros”; e o Centro de Teatro do Oprimido, do Rio, por meio do grupo comunitário Pirei na Cenna, que celebra o teatro legislativo (sistema criado por Augusto Boal) no último dia da mostra, no CCSP.



2ª Mostra Latino- Americana de Teatro de Grupo 
Quando: de hoje a dom.; horários e datas em www.cooperativadetea tro.com.br 
Onde: CCSP (r. Vergueiro, 1.000, SP, tel. 0/xx/11/3383-3400), Galpão do Acrobático Fratelli (r. Adib Auada, 41, Granja Viana, Cotia, s/ tel.) e largo do Café (região central) 
Quanto: entrada franca

 

Valmir Santos

Quer receber mais artigos como este? Então deixe seu e-mail:

Relacionados