Menu

Folha de S.Paulo

Diretor dos Satyros estréia programa na TV Cultura

6.5.2007  |  por Valmir Santos

São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007

TEATRO

VALMIR SANTOS  
Da Reportagem Local 

“Meu quarto é mais seguro que a igreja”, diz o travesti Veruska para o homem evangélico com quem divide a cama. É uma passagem de “O Vento nas Janelas”, primeiro teleteatro do programa “Direções – Por um Novo Caminho na Teledramaturgia” que a TV Cultura exibe a partir de hoje em co-produção com o SescTV. 

Roteiro e direção levam assinatura de Rodolfo García Vázquez (Os Satyros), que adaptou conto homônimo de sua autoria. 

Culpas e desejos se interpõem no caminho do Homem da Mala (Ivam Cabral), pai de família enamorado da “boneca” Veruska (Tiago Moraes). Ele entra em conflito com o “outro lado” da realidade, o da mulher, filha e avô que o esperam. A trama é narrada sob o ponto de vista do travesti. 

Na concepção cenográfica da cidade fictícia em que se passa a ação, a referência de Vázquez é o filme “Dogville” (2003), com ruas e fachadas de edifícios vazadas. 

Como orientador artístico do projeto, Antunes Filho quer que “a garotada que está fazendo sucesso no teatro paulista” contribua. “Eles podem renovar a linguagem da TV”, diz. Ao todo, serão produzidos 16 programas.



O Vento nas janelas
Quando:
hoje, às 21h 
Onde: TV Cultura 

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.

Relacionados