Menu

Folha de S.Paulo

Movimento de teatro critica Funarte

10.12.2007  |  por Valmir Santos

São Paulo, segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

TEATRO 

Encontro em Porto Alegre foi marcado por cancelamento do convênio de R$ 50 mil com braço das artes cênicas do MinC
 

Em documento de balanço, grupos alegaram demora da disponibilização dos recursos firmados e dificuldade de comunicação

VALMIR SANTOS
Em Porto Alegre 

Grupos de teatro do movimento Redemoinho criticam a gestão de Celso Frateschi na presidência da Funarte, o braço das artes cênicas do Ministério da Cultura. O 4º Encontro Nacional do Redemoinho, ocorrido durante três dias da semana passada, em Porto Alegre, foi marcado pelo cancelamento do convênio de R$ 50 mil assinado com o órgão federal que apoiou edições anteriores.

Em documento de balanço divulgado na noite de quarta-feira, os grupos alegaram “demora da disponibilização dos recursos firmados”, sinalizados a quatro dias da abertura, e “dificuldade de comunicação” com a Funarte.

No encontro, por exemplo, o ator e um dos fundadores do grupo Galpão (MG), Chico Pelúcio, afirmou que a relação “está ruim” e que era preciso mostrar que “estamos insatisfeitos com o tratamento que a Funarte deu ao Redemoinho”.

O também ator Frateschi, nome ligado à aprovação da pioneira Lei de Fomento paulistana (2002), se disse decepcionado e reclamou de “leviandade”. Segundo ele, a responsabilidade pelo atraso do repasse é do próprio movimento, por razões de documentação, e mesmo assim haveria “tempo hábil para ser realizado”.

O Redemoinho diz que a negociação vinha desde julho e a verba não poderia ser usada porque liberada de fato quando a reunião “já estava em andamento”.

Com representantes de 37 grupos de 11 Estados, o encontro decidiu que a principal ação política em 2008 será a mobilização pela aprovação do projeto de lei que institui um Fomento em nível federal. No dia 27 de março, em que se comemora o Dia do Teatro, os artistas lerão aos seus espectadores um manifesto sobre o programa. O documento também será encaminhado ao presidente Lula e a deputados e senadores.

O evento divulgou ainda carta aberta à prefeitura de Porto Alegre cobrando providências quanto à ordem de despejo sofrida pela Terreira, sede da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, onde aconteceu o encontro -o grupo completa 30 anos em 2008.
A próxima edição do Redemoinho ocorrerá em dezembro de 2008, em Salvador.

O movimento de coletivos surgiu em 2004 como rede brasileira de espaços de criação, compartilhamento e pesquisa teatral. E vem se afirmando pela proposição de políticas públicas para a área. 

 

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.

Relacionados