Menu

Folha de S.Paulo

Comédia do dramaturgo americano Larry Shue estréia em São Paulo

11.1.2008  |  por Valmir Santos

São Paulo, sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

TEATRO 
Jogo de situações tem mais força que os diálogos em “O Mala”, avalia diretor 

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local

Morto num acidente aéreo, em 1985, o autor norte-americano Larry Shue torna-se mais conhecido em palcos brasileiros nestes anos 2000. Depois de “O Estrangeiro” (2006), é a vez de São Paulo conhecer outra comédia deste dramaturgo e ator que tocava sua própria companhia: “O Mala”, com direção de Isser Korik. 

Os dois textos têm em comum a súbita chegada de um visitante que põe a vida dos anfitriões de ponta-cabeça. 

Em “O Mala” (“The Nerd”, 1981), é José Rubens Chachá quem encarna o dito cujo. Rick chega à casa do arquiteto Willum (Otávio Martins) em plena festa dos 34 anos do rapaz que lhe é tributário de uma grata dívida. A visita resulta em temporada. O enredo expõe o desespero do aniversariante e dos seus amigos para tentar livrar-se do indesejado. 

Segundo Korik, 46, as peças de Shue são o que ele chama de comédias bem-estruturadas, em que o jogo de situações diz mais ao espectador do que o mero diálogo. “O público ri não do que é dito, mas do que vai acontecer”, afirma. 

O ator Eduardo Leão substitui Olayr Coan, morto em acidente automobilístico no final do ano, no elenco da peça.



Peça: O mala 
Onde:
Teatro Folha – shopping Pátio Higienópolis (av. Higienópolis, 618, piso 2, tel. 0/xx/11/3823-2323) 
Quando: estréia hoje; sex., às 21h30; sáb., às 20h e às 22h; e dom., às 20h 
Quanto: R$ 40 (sex. e dom.) e R$ 50 (sáb.) 

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.

Relacionados