Menu

Reportagem

O ano Bob Wilson no Brasil

13.8.2012  |  por Valmir Santos

Foto de capa: Valmir Santos

Vem aí uma sequência de criações de Bob Wilson no país, com passagens confirmadas por São Paulo e Porto Alegre.

De 14 a 20 de abril ele apresenta no Sesc Belenzinho o solo A última gravação de Krapp (2009), atuando como o velho septuagenário de Samuel Beckett a reboboniar seu passado – mesma idade do artista norte-americano. Escrevi aqui quando assisti em Bogotá, em 2010.

E novembro será o mês de extraordinária concentração de obras assinadas pelo encenador.

A companhia alemã Berlliner Ensemble traz dois espetáculos para o Sesc Pinheiros: A ópera dos três vinténs, de Brecht (7 a 11/11), que o coordenador do Porto Alegre em Cena, Luciano Alabarse, também confirma como extensão do festival naquele mês; e Lulu, de Wedekind.

Segundo a Gerência de Ação Cultural do Sesc-SP, A ópera dos três vinténs abriu a temporada de teatro de 2011 do Brooklyn Academy of Music (BAM), em Nova York, e Lulu fez parte do disputado programa de outono do Théâtre de la Ville, em Paris. Será a primeira vez que ambos os espetáculos poderão ser vistos consecutivamente numa mesma cidade.

E para arrematar o novembro wilsoniano, o Teatro Municipal de São Paulo anunciou a ópera Macbeth, versão da peça de Shakespeare composta por Verdi (23 a 30/11), sob sua direção cênica e regência de Abel Rocha, como Irineu Franco Perpetuo escreveu na Folha.

Foi o mesmo Municipal que introduziu Bob Wilson no país em 1974, com a encenação de A vida e a época de Joseph Stálin durante o Festival Internacional de São Paulo então coordenado por Ruth Escobar. À época, sob censura militar, o nome do ditador soviético foi substituído por “Dave Clark”.

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.

Relacionados

‘De mãos dadas com minha irmã’, direção de Aysha Nascimento e direção artística e dramaturgia de Lucelia Sergio [em cena, Lucelia Sergio ao lado de dançarinas Jazu Weda e Brenda Regio]