Menu

Nota

Exposição fotográfica traz séries com Kazuo Ohno, Hijikata e Mishima

26.2.2014  |  por Teatrojornal

Os dançarinos criadores do butô Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno e o escritor Yukio Mishima estão entre as figuras que inspiram e são modelos na exposição Eikoh Hosoe – Corpos de imagens, que aporta no Brasil pela primeira vez. O público pode visitá-la gratuitamente a partir de hoje na área de convivência do Sesc Consolação, em São Paulo.

Estão reunidas as principais séries – ou narrativas, como o fotógrafo japonês prefere chamá-las. Eikoh Hosoe, 80 anos, iniciou sua carreira nos anos 1950 no Japão, durante o movimento de arte experimental do pós Segunda Guerra. É conhecido por suas imagens de forte carga psicológica, que exploram temas como a morte, a irracionalidade e o erotismo obsessivo.

Kazuo Ohno no pós-guerraSem créditos

O dançarino Kazuo Ohno no pós-guerra

Suas criações unem diferentes formas de arte, combinando a fotografia com o teatro, a dança, a performance, bem como a arte japonesa tradicional. As diversas séries de trabalhos que produziu ao longo de sua carreira o consolidam como um dos pioneiros da fotografia japonesa.

Com um trabalho intensamente expressionista, que mescla desejos e memórias íntimas com a realidade objetiva, suas fotografias preto e branca em alto-contraste, gráficas, retratam um misterioso mundo interior, composto por metáforas, símbolos, mitologias para criar um universo ao mesmo tempo sensual e perturbador, conforme relata a revista Eonline, que esmiúça a programação das unidades do Sesc.

A obra de Hosoe já foi exposta ao redor do mundo. Muitos de seus trabalhos fazem parte de acervos como os do Museum of Modern Art de Nova York, Art Institute of Chicago, Metropolitan Museum of Photography de Tokyo, Padiglione d’Arte Contemporanea de Milão e Musée d’art moderne de Paris.

O escritor Yukio MishimaSem créditos

O escritor Yukio Mishima

Serviço:
Eikoh Hosoe – Corpos e imagens
Quando: hoje a 3/5. Segunda a sexta-feira, das 10h às 21h30; sábado, das 10h às 18h30
Local: Sesc Consolação – área de convivência (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. (11) 3234-3000
Quanto: entrada franca

Pela equipe do site Teatrojornal - Leituras de Cena.

Relacionados