Menu

Nota

Prêmio Shell anuncia vencedores hoje no Rio

11.3.2014  |  por Daniel Schenker

Conselho de classe e Elis, a musical lideram as indicações à 26ª edição do Prêmio Shell no Rio de Janeiro – ambos aparecem destacados em três categorias cada –, agendada para a noite desta terça-feira, no Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico. Recentemente consagrado na primeira edição do Prêmio Cesgranrio, Conselho… é um dos espetáculos comemorativos dos 25 anos da Cia. dos Atores.

Dirigida por duas integrantes do grupo (Bel Garcia e Susana Ribeiro), a montagem reúne atores interpretando professoras de uma escola decadente, personagens do texto doce-amargo de Jô Bilac que, através do humor, chama atenção para a derrocada do sistema de ensino brasileiro. Já Elis é bem-sucedido exemplar da corrente de musicais biográficos que, sob a direção de Dennis Carvalho, traz à tona a trajetória da cantora encarnada por Laila Garin em elogiada atuação.

Cena do espetáculo da Companhia dos Atores

O júri (composto por Ana Achcar, Bia Junqueira, João Madeira, Macksen Luiz e Sergio Fonta) também contemplou outras encenações: Moi Lui – apropriação de Isabel Cavalcanti do universo do autor irlandês Samuel Beckett –, Quem tem medo de Virginia Woolf? – montagem de Victor Garcia Peralta para o célebre texto de Edward Albee –, Vênus em visom – espetáculo de Hector Babenco para o original de David Ives –, Vestido de noiva – nova versão, a cargo de Renato Carrera, para a peça de Nelson Rodrigues –, A arte da comédia – texto do napolitano Eduardo De Filippo transportado para o palco por Sergio Módena – e os musicais Como vencer na vida sem fazer força – realizado pela dupla Charles Möeller/Claudio Botelho – e Jim – atualização, capitaneada por Paulo de Moraes, da figura de Jim Morrison – receberam duas indicações cada.

A cerimônia será apresentada pela atriz Renata Sorrah e prestará homenagem a Marie Louise Nery por sua colaboração como aderecista, figurinista, cenógrafa e formadora de profissionais do teatro brasileiro por cinco décadas. Cabe assinalar uma mudança no Shell desse ano: a categoria especial foi rebatizada de inovação.

Leia a relação completa dos indicados em oito categorias, aqui.

Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade. É doutor em artes cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UniRio. Trabalha como colaborador dos jornais O Globo e O Estado de S.Paulo e das revistas Preview e Revista de Cinema. Escreve para os sites Questão de Crítica (questaodecritica.com.br), Críticos (criticos.com.br) e para o blog danielschenker.wordpress.com. Membro do júri dos prêmios da Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR), Cesgranrio e Questão de Crítica.

Relacionados