Menu

Nota

CCBB Rio abriga Fórum Shakespeare

7.4.2014  |  por Teatrojornal

De hoje a segunda-feira, dia 14, a unidade carioca do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio) abriga encontro de múltiplas ações dedicadas ao autor de Romeu e Julieta no bojo dos 450 anos de nascimento estimado em 23 de abril 1564. O Fórum Shakespeare inclui exposição fotográfica, palestras, mesas-redondas e “masterclass”, além de oficinas e seminários voltados a atores, diretores, estudantes universitários e professores selecionados. A iniciativa é da entidade Peoples Palace Projects (PPP), sob direção artística de Paul Heritage. Há duas décadas ele trabalha no intercâmbio das artes cênicas do Brasil e do Reino Unido. Todas as atividades são gratuitas e parte delas também poderá ser conferida em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo entre abril e maio.

Criadores e estudiosos nacionais e internacionais estão reunidos para explorar e repensar as razões que fazem do legado do dramaturgo mais famoso do mundo um tema tão atual na cultura contemporânea. Heritage propõe analogia entre o magnetismo da obra de Shakespeare e o Brasil. “Ambos impressionam e atraem pela grandeza das histórias, das tragédias às celebrações. É um antagonismo em constante movimento, grandioso pela expressão da cultura, do aqui e agora. É um prazer falar de novo do nosso autor inglês em solo brasileiro”, afirma.

‘Romeu e Julieta’ (2006), Royal Shakespeare Company

A PPP foi responsável, juntamente com o British Council, por outras edições do Fórum entre 1995 e 2013, das quais resultaram importantes parcerias, como a montagem de Dois cavalheiros de Verona, parceria da Companhia Nós do Morro com a inglesa Royal Shakespeare Company pelas mãos de sua diretora Cecily Berry.

Atores e diretores da prestigiada RSC vão ministrar oficinas. Idem para professores da Queen Mary University of London (QMUL), considerada em 2013 a mais importante universidade britânica em artes dramática.

Entre as atividades abertas ao público estão: a mesa-redonda Shakespeare, nosso contemporâneo brasileiro, com Heritage, Amir Haddad, Guti Fraga e participação especial de Bárbara Heliodora; a palestra Traduzindo linguagens e cultura: de Otelo a A Tempestade, com mediação de Bia Lessa e apresentações de Jerry Brotton (RSC) e Aimara Resende; a palestra Shakespeare para além de Shakespeare, com mediação de Heloisa Buarque de Hollanda e participação de Aderbal Freire-Filho, Enrique Diaz e Geraldinho Carneiro; e uma “masterclass” com o ator Greg Hicks, o diretor Michael Corbidge e o mestre de capoeira Carlo Alexandre.

Outro destaque é a exposição inédita de Ellie Kurttz, uma das principais fotógrafas de teatro da Inglaterra. Shakespeare/Ellie Kurttz, que pode ser visitada até o “dia d” 23 de abril, é composta por fotografias de produções da RSC, do Shakespeare’s Globe e de companhias de todo o mundo, que visitaram os principais palcos daquele país durante festivais internacionais de Teatro Shakespeariano, assim como imagens exclusivas dos bastidores.

A programação completa do evento, aqui.

Pela equipe do site Teatrojornal - Leituras de Cena.

Relacionados