Menu

Nota

Guto Muniz dá workshop de fotografia de cena em São Paulo

2.4.2014  |  por Teatrojornal

O fotógrafo mineiro Guto Muniz ministra o workshop A fotografia nas artes cênicas nos dias 12 e 13 de abril no Madalena Centro de Estudos da Imagem, em São Paulo. Com quase três décadas registrando espetáculos de dança, circo e teatro em palcos ou espaços não convencionais ele conciliará no encontro aulas expositivas, práticas e acompanhamento de ensaio de um processo criativo.

Muniz abordará um breve histórico da fotografia de cena no Brasil, os profissionais desse campo e suas diferentes necessidades, além das respectivas possibilidades de atuação. O tópico espaços cênicos será dedicado ao teatro tradicional, os espaços alternativos e os espetáculos de rua. Contextualizará as especificidades das artes do teatro, da dança, dos bonecos e do circo. No aspecto da postura profissional: o fotógrafo, o artista e o publico. Tratará ainda dos principais equipamentos utilizados, a adequação técnica a cada espaço, espetáculo ou situação proposta, fluxo de trabalho e tratamento de imagens e as bases para a construção de um orçamento de fotografia de cena.

Cena de ‘Romeu e Julieta’, do Grupo Galpão, por Muniz

Em texto postado ontem no Facebook, Muniz declara: “Fotografar arte não me torna um artista. Sou fotógrafo e, como tal, uso a minha forma de enxergar o que me cerca e minha capacidade de capturar momentos para dizer, em imagem, o que penso e o que sinto. Considerar-me um artista por isso, é rotular o desnecessário. 1º de abril – Bom dia para dizer algumas verdades (até para nós mesmos!)”.

O workshop é voltado a pessoas interessadas por artes cênicas e com domínio da operação das câmeras fotográficas em modo manual. Acontecerá, portanto, nos dias 12 e 13 deste mês com duração de 15 horas: sábado, das 9h às 18h e domingo, das 9h às 17h30. Custa R$ 675,00 e pode ser parcelado em duas vezes. Mais informações, aqui.

Pela equipe do site Teatrojornal - Leituras de Cena.

Relacionados