Menu

Nota

Tusp promove encontro sobre teatro mexicano

30.4.2014  |  por Teatrojornal

O teatro mexicano contemporâneo é o tema do ciclo de leituras públicas que o Tusp promove de 6 a 9 de maio. O programa compõe a programação da Universidade Nacional Autônoma do México – Unam, que ocorre pela primeira vez fora do território mexicano e é realizada em conjunto com a USP. As leituras ocorrerão na sede da SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt.

A abertura do evento será realizada por Ferdinando Martins, diretor do Teatro da USP e colaborador do Teatrojornal, Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, Mario Espinosa (México), diretor do Centro Universitário de Teatro CUT–Unam e Enrique Singer (México), diretor do Teatro da Unam.

O programa de leituras públicas propõe peças de diferentes autores em encontros abertos com a mediação da equipe artística. Em 2013, o Tusp apresentou as leituras públicas do teatro brasileiro no Festival de Teatro Universitário da Unam, realizado na Cidade do México.

Na atual dramaturgia mexicana convivem gerações de criadores que transformaram o teatro do país, o que explica as manifestações e relevância das artes cênicas no México nos últimos anos. Os textos que serão apresentados capturaram momentos distintos do país, expondo paradoxos e contradições de sua sociedade.

Programação:
Dia 6
Abertura e leitura de D.F. bipolar, de Ximena Escalante (2013)
– Ivam Cabral (Brasil), diretor Executivo da SP Escola de Teatro.
– Ferdinando Martins (Brasil), diretor do Teatro da Universidade de São Paulo – Tusp
– Mario Espinosa (México), diretor do Centro Universitário de Teatro CUT-Unam.
– Enrique Singer (México), diretor do Teatro da Universidade Nacional Autônoma do México – Unam.
Dia 7
Lascuráin ou A brevidade do poder, de Flavio González Mello (2011)
Dia 8
Maracanazo, de Ernesto Anaya (2012)
Dia 9
Auto-retrato em sépia, de Luis Enrique Gutierrez Ortiz Monasterio, o Legom (2012), e Um lar sólido, de Elena Garro (1952)

Serviço:
SP Escola de Teatro – Sala R1 – Espaço Multiuso – 1º andar
Praça Roosevelt, 210, Centro – SP
De 6 a 9 de maio, às 19h30

Arquivado em:

teatro mexicanoTUSP

Pela equipe do site Teatrojornal - Leituras de Cena.

Relacionados