Menu

Assine nossa newsletter

Reportagem

Shakespeare de Tim Robbins no Poa em Cena

16.8.2014  |  por Michele Rolim

Foto de capa: Dianna Oliva-Day

Passou a Copa do Mundo, as eleições se aproximam, mas o calendário avisa que o segundo semestre é tempo do maior evento de teatro da capital dos gaúchos. A 21ª edição do Porto Alegre em Cena irá dominar os palcos locais entre os dias 4 e 22 de setembro. No início da semana, no lançamento oficial, foi conhecida a grade de espetáculos para este ano.

A grande atração é o Sonho de uma noite de verão, dirigido pelo ator e diretor Tim Robbins, em comemoração aos 450 anos de nascimento de Shakespeare. Segundo o coordenador do festival, Luciano Alabarse, Robbins confirmou presença no evento. “Grande nome, grande texto, uma grande peça”, afirma, animado, Alabarse. Também chegarão à cidade espetáculos da Bahia, de Pernambuco, do Ceará, do Rio de Janeiro, de São Paulo, além de Porto Alegre. Do exterior, há peças do Uruguai, Argentina, Portugal e Estados Unidos.

Na programação nacional, destaque para a peça Tríptico Samuel Beckett, de Roberto Alvim, estrelado por Nathalia Timberg e o elenco da Companhia Club Noir, além de Incêndios, premiada peça com Marieta Severo dirigida por Aderbal Freire-Filho, que já esteve na capital neste ano. Também chegarão por aqui Nossa cidade, de Antunes Filho, Homens, santos e desertores, de Mário Bortolotto, com Ricardo Blat encabeçando o elenco, e A morte de Ivan Ilitch, indicado ao Prêmio Shell.

Ensaio de ‘Nossa cidade’, direção de Antunes Filho

Outra novidade é o musical Vingança, com canções de Lupicínio Rodrigues. O espetáculo é mais uma homenagem ao centenário de nascimento do artista da Ilhota. Adriana Calcanhotto se apresenta com a Orquestra de Caxias do Sul com Pedro e o lobo, enquanto a cantora portuguesa Mísia mostra o espetáculo São 3, que vai homenagear Lupicínio, Cartola e Caymmi. Pela primeira vez no Em Cena chega uma das revelações da MPB, Tulipa Ruiz. Representando a dança estão as companhias de Ivaldo Mendonça e de Deborah Colker, esta com Belle. Também há 10 espetáculos gaúchos, todos concorrendo à 9ª edição do Prêmio Braskem.

O Mercosul, como é de praxe, ganha destaque. Os argentinos trarão oito espetáculos, dois deles de teatro de bonecos, um de seus pontos fortes. Destaque também para a participação da grande diva argentina Liliana Herrero com o show Maldigo. “A participação argentina, que volta com tudo neste ano, é uma das marcas mais singulares e significativas do Em Cena. Porto Alegre já recebeu absolutamente todos os grupos e grandes nomes do teatro argentino. Desde a primeira edição, é o diálogo com o Mercosul que interessa ao festival. Tamanha delegação mostra que não nos afastamos da meta original do Em Cena”, complementa Alabarse.

A coleção Gaúchos em Cena desta edição homenageia uma das mais populares atrizes do teatro gaúcho, Deborah Finocchiaro, cuja vida será contada pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes. A madrinha deste ano é Carlota Albuquerque, da Terpsí Teatro de Dança, coreógrafa de grande importância para a dança do sul do país.

.:. Texto publicado originalmente no Jornal do Comércio, caderno Panorama, p. 1, em 12/8/2014.

Serviço:
Pré-venda quatro espetáculos (Sonho de uma noite de verão, Belle, Incêndios, Pedro e o lobo e canções partimpim). Valores entre R$ 20,00 e R$ 80,00. Também espetáculos argentinos estão disponíveis. Site www.ingressorapido.com.br, My Ticket (Padre Chagas, 327) e call-center 4003-1212. Demais espetáculo e venda em geral a partir de dia 24 de agosto, às 8h, na Usina do Gasômetro.

.:. A programação completa do Porto Alegre em Cena, aqui.

Michele Rolim

Quer receber mais artigos como este? Então deixe seu e-mail:

Relacionados