Menu

Nota

Em Curitiba, ‘Atman’, de Patricia Kamis, instaura cenas visuais e sonoras

18.9.2014  |  por Teatrojornal

Teatro, artes visuais e instalação sonora convergem em Atman, peça com dramaturgia textual de Patricia Kamis em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas até 12 de outubro. A autora coprotagonizou Oxigênio com Rodrigo Bolzan, projeto da Companhia Brasileira de Teatro. Agora, a empreitada é com um coletivo independente.

Repleto de imagens textuais, o trabalho convida o espectador a uma viagem ao seu universo imaginário, no qual a sensação de existir é latente e pulsa. Em tempo: a palavra-título guarda no seu significado o “eu essencial”.

Atman é constituída de frases, momentos, sensações, que se apresentam com velocidade e volubilidade. À medida que esses fragmentos de diálogos vão se avolumando, surge a impressão de que tudo está sendo projetado em uma tela e que somente esta tela é real, esperam os criadores.

A partir disso, emergem possibilidades para examinar a pretensa solidez das relações sociais, dos sentimentos, dos pensamentos. A peça se cria com a soma de diversas especificidades da criação artística que, coerentes (não coincidentes), montam a dramaturgia do trabalho. Tudo é para ser experimentado: a relação com o cenário, com a luz, com as palavras, com os sons. Tudo afeta e é afetado.

Atman se pretende uma experiência sensorial em tempo real na relação entre elementos cênicos e espectador.

Cena da criação de Kamis e colaboradores

Serviço:
Onde: Teatro Novela Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco, Curitiba, tel. 41 3321-3358).
Quando: quinta a domingo, às 20h. Ate 12/10.
Quanto: grátis

Ficha técnica:
Equipe de criação: Angélica Kauffmann, Célio Savi, Elenize Dezgeniski, Fernando Mares, Fernando de Proença, Gabriel Schwartz, Helio Barbosa, Henrique Linhares, Janja, Kleberr Wlader, Marcel Gritten, Nadja Naira, Pablito Kucarz, Patricia Kamis, Preto.
Realização: Parabólica Oficina de Arte e ARPAN.

Pela equipe do site Teatrojornal - Leituras de Cena.

Relacionados