O ano Bob Wilson no Brasil

escrito por vals em março 19, 2012



Vem aí uma sequência de criações de Bob Wilson no país, com passagens confirmadas por São Paulo e Porto Alegre.


De 14 a 20 de abril ele apresenta no Sesc Belenzinho o solo A última gravação de Krapp (2009), atuando como o velho septuagenário de Samuel Beckett a reboboniar seu passado – mesma idade do artista norte-americano. Escrevi aqui quando assisti em Bogotá, em 2010.


E novembro será o mês de extraordinária concentração de obras assinadas pelo encenador.


A companhia alemã Berlliner Ensemble traz dois espetáculos para o Sesc Pinheiros: A ópera dos três vinténs, de Brecht (7 a 11/11), que o coordenador do Porto Alegre em Cena, Luciano Alabarse, também confirma como extensão do festival naquele mês; e Lulu, de Wedekind.


Segundo a Gerência de Ação Cultural do Sesc-SP, A ópera dos três vinténs abriu a temporada de teatro de 2011 do Brooklyn Academy of Music (BAM), em Nova York, e Lulu fez parte do disputado programa de outono do Théâtre de la Ville, em Paris. Será a primeira vez que ambos os espetáculos poderão ser vistos consecutivamente numa mesma cidade.


E para arrematar o novembro wilsoniano, o Teatro Municipal de São Paulo anunciou a ópera Macbeth, versão da peça de Shakespeare composta por Verdi (23 a 30/11), sob sua direção cênica e regência de Abel Rocha, como Irineu Franco Perpetuo escreveu na Folha.


Foi o mesmo Municipal que introduziu Bob Wilson no país em 1974, com a encenação de A vida e a época de Joseph Stálin durante o Festival Internacional de São Paulo então coordenado por Ruth Escobar. À época, sob censura militar, o nome do ditador soviético foi substituído por “Dave Clark”.

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