O Teatrojornal – Leituras de Cena foi criado em março de 2010, pelo jornalista Valmir Santos, com o objetivo de constituir um território de difusão e análise de uma parcela, a mais diversa possível, do teatro produzido no Brasil ou de experiências internacionais de passagem pelo país. Ao longo do tempo uniram-se ao projeto outros colaboradores, entre eles Maria Eugênia de Menezes, que participou da coordenação em 2012 e 2013.

Se por um lado, o nome do site alude ao Teatro Jornal, vertente surgida no Arena e assim batizada pelo diretor e dramaturgo Augusto Boal, teórico do Teatro do Oprimido, por outro, traduz o desejo de (re)valorização da crítica jornalística, definida como aquela que não abre mão do rigor, mas busca dialogar em igual medida com o círculo de leitores endógenos – os envolvidos no fazer teatral de alguma forma – e com o público mais amplo.

A partir de janeiro de 2016, a colaboradora Beth Néspoli também passa a editar o Teatrojornal. Essa parceria reforça a vocação jornalística do site e o intento de centrar os olhares na cena contemporânea, por nós entendida como a que se deixa atravessar pelas questões de seu tempo e as problematiza em suas poéticas.