Menu

Folha de S.Paulo

Programa une Barbara Heliodora e Gianni Ratto

21.3.2006  |  por Valmir Santos

São Paulo, terça-feira, 21 de março de 2006

TEATRO 

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local 

O cenógrafo e diretor teatral Gianni Ratto, morto no ano passado, aos 89 anos, e a crítica Barbara Heliodora são colocados em perspectiva no programa “Palco e Palavra”, da STV. O jornalista Ricardo Soares conversa com os dois, em momentos diferentes, sobre suas experiências literárias: ela uma tradutora e especialista da obra de Shakespeare, ele um contista e cronista a mancheias, guiado pela arte do teatro que herdou da Itália natal.

A contracenação dos entrevistados, portanto, se dá por meio da palavra. “Eu adoro teatro e ele deve ser tratado com respeito”, afirma Heliodora. “O que exijo não é que gostem do que eu gosto, mas que falem bem o que se propõem a fazer.”

Em outro bloco, Ratto afirma que muitos encenadores “ignoram a palavra” ao se fixarem no “espetáculo pelo espetáculo”. Instiga que um homem devotado também à criação do espaço cênico destine em suas criações igual peso ao universo do verbo.
Ratto diz que foi empurrado organicamente pela vida a escrever livros como suas memórias em “A Mochila do Mascate” (1996).

Esquiva à imagem de crítica implacável, Heliodora surge bem-humorada e chega a brincar que, ao contrário do que dizem, “não sou um dragão que solta fogo pelas ventas”.

Para a crítica, a evolução do cinema e da televisão levou, ou pelo menos deveria levar, o teatro a encontrar formas menos realistas. Heliodora afirma que não tem reservas quanto ao chamado teatro experimental, mas observa que “essa etiqueta às vezes é usada para esconder o malfeito”. E dá um último puxão de orelha nos atores: eles se esqueceram de que o texto em verso ajuda, não deveria ser um estorvo. Ela mesma dirigiu leituras públicas de Shakespeare, fiel à estrutura do autor, e diz que sempre funcionou.

Ao superpor brevemente as idéias de Gianni Ratto e Barbara Heliodora, o programa ajuda a compreender alguns aspectos importantes da cena contemporânea. 



Palco e Palavra – Gianni Ratto e Barbara Heliodora
Quando:
hoje, às 18h30, na Rede Sesc Senac 

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.

Relacionados