Menu

Folha de S.Paulo

Núcleo Bartolomeu saúda em peça sua “Frátria Amada Brasil”

7.9.2006  |  por Valmir Santos

São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2006

TEATRO 
Grupo, que completa sete anos, une lendas urbanas à “Odisséia”, de Homero

VALMIR SANTOS 
Da Reportagem Local

Quando o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos lançou o projeto de intervenções artísticas “Urgência nas Ruas”, em 2001, as ruas do centro de São Paulo eram lidas como um “mar sem fim”. Ao tomar a “Odisséia”, de Homero, como referência para o seu novo espetáculo, a diretora Claudia Schapira descobriu que a metáfora era mais palpável do que imaginava. Na Grécia Antiga, todo pedaço de terra equivalia à propriedade privada e o único espaço neutro era o mar, para onde as pessoas erravam em busca de liberdade -isso antes que surgisse a ágora, a praça do povo. 

Navio negreiro
A partir deste Dia da Pátria, os espectadores, segundo Schapira, embarcam num “navio negreiro”, nas ondas de “Frátria Amada – Pequeno Compêndio de Lendas Urbanas”. A reunião de cidadãos gregos que faziam sacrifícios aos deuses era chamada de frátria. Schapira, que também assina o roteiro, costura com sua equipe histórias de personagens da metrópole, autodenominados “zés-ninguém”. 
}
Sujeitos como o migrante nordestino que revê a volta da selva de pedra; a artista que foi trabalhar como balconista no exterior e viu que seu lugar era aqui; e o detento que se recusa a fazer acordo com o diretor de presídio. Todos refletem a respeito de outras possibilidades em suas vidas. 

Com direção musical do DJ Eugênio Lima, direção de arte de Julio Dojcsar e 13 “atores-Mcs” em cena (teatro épico casado com cultura hip hop), o espetáculo faz parte da mostra de aniversário do grupo, “Bartolomeu, 7 Anos Nele Deu!”. Até dezembro, serão reapresentadas duas peças do repertório: “Acordei Que Sonhava” (27/10 a 17/11) e “Bartolomeu -Que Será Que Nele Deu?” (24/ 11 a 15/12). Estão previstos ainda lançamentos de livro, documentário e CD sobre o projeto “Urgência nas Ruas”, além de uma exposição e uma radionovela. Tudo por conta do Programa de Fomento ao Teatro.



Frátria Amada Brasil 
Onde: Núcleo Bartolomeu (r. Dr. Augusto de Miranda, 786, Pompéia, tel. 0/xx/11/3803-9396) 
Quando: estréia hoje, às 21h; de qui. a sáb., às 21h, e dom., às 20h. Até 22/10 
Quanto: R$ 18 

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.

Relacionados