Nota
17.2.2014 | por Teatrojornal
O projeto performáticos_inquietos_radicais, promovido pelo Sesc Belenzinho, chega à sexta edição neste mês de fevereiro. Acontece de 19 a 27, com a apresentação de dois trabalhos, oficina, workshop e bate-papo com mediação crítica. As curadoras, Natalia Noli Sasso e Claudia Garcia, técnicas do Sesc, explicam que a ideia é lançar luz sobre o diálogo entre teatro, dança e performance, explicitando os aspectos e possibilidades destas relações, que são de fato recorrentes na cena contemporânea.
Para a atual edição foram selecionados o espetáculo 5 e 45 – Ergueu a mão e soprou um beijo (teatro)e HELP! I need somebody (dança). No primeiro, solo de Alexandra Tavares, é o espaço de um contêiner que faz a mediação do encontro entre atriz e plateia. Uma experiência que tangencia a condição do confinado e vê a vida em situação limite.
Em HELP! I need somebody, o público (como massa anônima) se transforma em plateia (através de uma escolha deliberada) ao fazer uma ligação telefônica para uma das intérpretes. O local da apresentação, desconhecido até esse momento, é então informado. Para a mentora do projeto, Claudia Müller, o mesmo dispositivo de uma ação consciente do espectador na direção do espetáculo é o que também o move, pois a presença e o olhar de cada um tem consequências sobre a obra.
No workshop Um reflexo ampliado e alterado, Alexandra refaz com os participantes os caminhos do seu processo criativo, enquanto Claudia os coloca em posição crítica na oficina O crítico espectador. No dia 22, acontece um encontro com os artistas das duas produções.
Informações sobre ingressos, horários e programação completa, aqui.