Menu

Nota

Ciclo de leituras encenadas recebe latino-americanos em Barcelona

7.5.2014  |  por Teatrojornal

Quatro autores foram escalados para a 1º Muestra de la Nueva Dramaturgia Latinoamericana, ciclo de leituras encenadas que acontece até o próximo dia 14 dentro da plataforma Teatro Latino, um café teatro integrado a um dos edifícios mais antigos de Barcelona, o Teatre Principal, que remonta ao século 17.

O colombiano Felipe Botero tem sua obra apresentada nesta quarta-feira, 7, El ausente. Na próxima, dia 14, é a vez do argentino Pablo Albarello, com Estocolmo.

Nas duas primeiras semanas do encontro aberto em 23 de abril foram lidas as peças do mexicano David Gaitán, Escurrimientos y anticoagulantes, e do paulista Walmir Pavam, O percurso para a felicidade total, traduzida como El trayecto a la felicidad total (trecho em vídeo abaixo).

Escrito entre 2006 e 2008, o texto de Pavam, cofundador da Cia. dos Dramaturgos, versa, em suma, sobre a rotina dos funcionários do setor de telemarketing de um banco. Pressionados pelo lucro, ou seja, meta por superação e eficácia rumo ao “claro caminho”, desfilam suas falibilidades – das quais o chiclete dos gerúndios é de menos.

A mostra dedicada às novas gerações objetiva “gerar intercâmbio artístico entre latino-americanos e catalães, sejam autores, criadores e o público”, conforme um dos organizadores, o também dramaturgo Kleber Luiz Bosque.

Trecho da leitura da peça de Walmir Pavam:

Teaser do ciclo:

Pela equipe do site Teatrojornal - Leituras de Cena.

Relacionados