Menu

Reportagem

Shakespeare de Tim Robbins no Poa em Cena

16.8.2014  |  por Michele Rolim

Foto de capa: Dianna Oliva-Day

Passou a Copa do Mundo, as eleições se aproximam, mas o calendário avisa que o segundo semestre é tempo do maior evento de teatro da capital dos gaúchos. A 21ª edição do Porto Alegre em Cena irá dominar os palcos locais entre os dias 4 e 22 de setembro. No início da semana, no lançamento oficial, foi conhecida a grade de espetáculos para este ano.

A grande atração é o Sonho de uma noite de verão, dirigido pelo ator e diretor Tim Robbins, em comemoração aos 450 anos de nascimento de Shakespeare. Segundo o coordenador do festival, Luciano Alabarse, Robbins confirmou presença no evento. “Grande nome, grande texto, uma grande peça”, afirma, animado, Alabarse. Também chegarão à cidade espetáculos da Bahia, de Pernambuco, do Ceará, do Rio de Janeiro, de São Paulo, além de Porto Alegre. Do exterior, há peças do Uruguai, Argentina, Portugal e Estados Unidos.

Na programação nacional, destaque para a peça Tríptico Samuel Beckett, de Roberto Alvim, estrelado por Nathalia Timberg e o elenco da Companhia Club Noir, além de Incêndios, premiada peça com Marieta Severo dirigida por Aderbal Freire-Filho, que já esteve na capital neste ano. Também chegarão por aqui Nossa cidade, de Antunes Filho, Homens, santos e desertores, de Mário Bortolotto, com Ricardo Blat encabeçando o elenco, e A morte de Ivan Ilitch, indicado ao Prêmio Shell.

Ensaio de ‘Nossa cidade’, direção de Antunes Filho

Outra novidade é o musical Vingança, com canções de Lupicínio Rodrigues. O espetáculo é mais uma homenagem ao centenário de nascimento do artista da Ilhota. Adriana Calcanhotto se apresenta com a Orquestra de Caxias do Sul com Pedro e o lobo, enquanto a cantora portuguesa Mísia mostra o espetáculo São 3, que vai homenagear Lupicínio, Cartola e Caymmi. Pela primeira vez no Em Cena chega uma das revelações da MPB, Tulipa Ruiz. Representando a dança estão as companhias de Ivaldo Mendonça e de Deborah Colker, esta com Belle. Também há 10 espetáculos gaúchos, todos concorrendo à 9ª edição do Prêmio Braskem.

O Mercosul, como é de praxe, ganha destaque. Os argentinos trarão oito espetáculos, dois deles de teatro de bonecos, um de seus pontos fortes. Destaque também para a participação da grande diva argentina Liliana Herrero com o show Maldigo. “A participação argentina, que volta com tudo neste ano, é uma das marcas mais singulares e significativas do Em Cena. Porto Alegre já recebeu absolutamente todos os grupos e grandes nomes do teatro argentino. Desde a primeira edição, é o diálogo com o Mercosul que interessa ao festival. Tamanha delegação mostra que não nos afastamos da meta original do Em Cena”, complementa Alabarse.

A coleção Gaúchos em Cena desta edição homenageia uma das mais populares atrizes do teatro gaúcho, Deborah Finocchiaro, cuja vida será contada pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes. A madrinha deste ano é Carlota Albuquerque, da Terpsí Teatro de Dança, coreógrafa de grande importância para a dança do sul do país.

.:. Texto publicado originalmente no Jornal do Comércio, caderno Panorama, p. 1, em 12/8/2014.

Serviço:
Pré-venda quatro espetáculos (Sonho de uma noite de verão, Belle, Incêndios, Pedro e o lobo e canções partimpim). Valores entre R$ 20,00 e R$ 80,00. Também espetáculos argentinos estão disponíveis. Site www.ingressorapido.com.br, My Ticket (Padre Chagas, 327) e call-center 4003-1212. Demais espetáculo e venda em geral a partir de dia 24 de agosto, às 8h, na Usina do Gasômetro.

.:. A programação completa do Porto Alegre em Cena, aqui.

Jornalista e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa em torno do tema curadoria em festivais de artes cênicas. É a repórter responsável pelo setor de artes cênicas do Jornal do Comércio, em Porto Alegre (desde 2010). Participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil (ambos da Prefeitura de Porto Alegre) e do Prêmio Braskem em Cena no festival internacional Porto Alegre Em Cena. É crítica e coeditora do site nacional Agora Crítica Teatral e membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro, AICT-IACT (www.aict-iatc.org), filiada à Unesco). Por seu trabalho profissional e sua atuação jornalística, foi agraciada com o Prêmio Açorianos de Dança (2015), categoria mídia, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre (2014), e Prêmio Ari de Jornalismo, categoria reportagem cultural, da Associação Rio Grandense de Imprensa (2010, 2011, 2014).

Relacionados

‘De mãos dadas com minha irmã’, direção de Aysha Nascimento e direção artística e dramaturgia de Lucelia Sergio [em cena, Lucelia Sergio ao lado de dançarinas Jazu Weda e Brenda Regio]