Menu

Nota

CCSP abre edital de dramaturgia para pequenos formatos

5.9.2014  |  por Teatrojornal

O Centro Cultural São Paulo (CCSP), um dos espaços referenciais na difusão cênica na cidade, acaba de abrir edital para selecionar três autores de textos inéditos com o intento de que as respectivas montagens componham a 1ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos. As inscrições vão até o dia 11 de outubro.

O prêmio é de R$ 55.000,00 para cada um dos três selecionados (pode ser em coautoria). Os concorrentes têm total liberdade de abordagem, tema e gênero, desde que não inscrevam traduções, textos já publicados, póstumos ou já encenados.

Os custos de produção são de responsabilidade dos selecionados. As montagens, claro, devem corresponder a pequenos formatos cênicos. Esse procedimento de síntese implica estar a par com a qualidade e intimismo dos espetáculos a serem apresentados nos espaços do CCSP. O formato não possui nenhuma limitação no que tange ao tempo de duração, tampouco à extensão do texto.

Segundo o curador de teatro do CCSP, Kil Abreu, “a ideia de pequeno formato cênico está em diálogo com uma parte do que melhor se tem produzido na dramaturgia brasileira contemporânea, sobretudo aquela já distante de certo padrão comercial de produção.” Sua expectativa é “jogar luz sobre uma cena mais preocupada com a profundidade de pensamento do que com o espetacular – no sentido de um teatro grandioso, que depende de muitos recursos materiais para acontecer”.

A íntegra do edital pode ser lida aqui.

A sala Jardel Filho do CCSP

Blog

Os bastidores teatrais do Centro Cultural São Paulo podem ser acompanhados no blog da plataforma +CCSP, que registra em vídeo trechos das montagens e entrevistas com os seus criadores. Acesse aqui.

Pela equipe do site Teatrojornal - Leituras de Cena.

Relacionados