Menu

Nota

Criação argentina ‘Sudado’ faz curta temporada em São Paulo

8.12.2014  |  por Teatrojornal

O espetáculo Sudado faz curta temporada gratuita em São Paulo de 9 a 14 de dezembro, no Espaço da Companhia do Feijão, região central. A dramaturgia construida coletivamente pelo sexteto de atores vindos de três trabalhos anteriores tem por base o desejo de lançar um outro olhar sobre a cultura popular andina dos últimos 20 anos e seu contexto portenho. Para compor os personagens e alimentar a atmosfera do texto, a montagem toma para si a poética e o colorido dos restaurantes peruanos da zona de Abasto, o clima dos bares de cúmbia peruana e o universo das obras em construção. A investigação realizada pelo diretor Jorge Eiroe e pelos atores permite ao espectador indagar sobre o imigrante, a música, o mundo das obras e a classe trabalhadora da região.

A história de Sudado se passa no cenário da reforma de um restaurante peruano. O filho do dono da empreiteira, que faleceu recentemente, retoma tarefas após o funeral junto com dois trabalhadores. Durante a jornada eles percebem um desejo silencioso de merecer algo melhor que aquela tarefa e se deparam com a triste sensação de derrota.

O texto foi escrito por Facundo Aquinos, Julián Cabrera, Belén Charpentier, Facundo Livio Mejías, Paul Romero e pelo próprio Jorge Eiro. Em cena, estão três dos seis autores: Aquinos, Cabrera e Mejías.

As apresentações acontecem a convite da Kiwi Companhia de Teatro, integrando o projeto “Manual de Autodefesa Intelectual”, contemplado pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo 2014/2015. Estão previstos bate-papo após as sessões envolvendo núcleos ou interlocutores como Geraldo Adriano Godoy de Campos, diretor cultural do Instituto da Cultura Árabe e professor de relações internacionais da ESPM, e Companhia Estável de Teatro (9/12); Cia. do Feijão (10/12); Engenho Teatral e Buraco D’Oráculo (12/12) e Grupo Parlendas (12/12).

Facundo Aquinos na criação portenha ‘Sudado’

Serviço:
Onde: Espaço da Companhia do Feijão (Rua Teodoro Baima, 68, República, São Paulo, tel. 11 3259-9086)
Quando: Terça a sábado, às 20h; domingo, às 19h. De 9 a 14/12.
Quanto: grátis

Pela equipe do site Teatrojornal - Leituras de Cena.

Relacionados