Menu

Reportagem

Quatro vezes ‘Drama_1’

20.11.2015  |  por Helena Carnieri

Foto de capa: Divulgação/Súbita

Em um período de vacas magras no teatro local, surge uma explosão de novidades a partir desta sexta-feira (20). É quando estreia , espetáculo da Súbita Companhia que fica em cartaz até domingo.

A peça faz parte de uma mostra que ocupará o Teatro Novelas Curitibanas durante um mês, intitulada Drama_1. Outros três trabalhos serão estreados no período, uma por semana, sempre com minitemporadas de sexta a domingo.

Com idealização e produção da Companhia de Bife Seco, a proposta era que os grupos produzissem o próprio texto teatral – uma vertente que a Bife Seco tem experimentado e desejava difundir, com incentivo parcial da Funarte.

Conseguimos fazer os grupos conversar uns com os outros e com cinco orientadores convidados

As quatro equipes participantes foram selecionadas entre 33 projetos concorrentes por uma curadoria que reuniu Giovana Soar, Sueli Araújo e Clóvis Severo Brudzinski.

“Conseguimos fazer os grupos conversar uns com os outros e com cinco orientadores convidados”, conta Dimis Jean Sores, um dos organizadores da mostra. “Alguns trabalhos mudaram após serem apresentados a outro grupo, a contribuição ajudou muito.”

Escalada para abrir os trabalhos, a Súbita optou por criar um monólogo com o ator Cleydson Nascimento. A ideia inicial da diretora Maira Lour era adaptar contos de Marina Colasanti reunidos no livro A morada do ser, mas ele acabou servindo apenas como mote principal: um personagem cuja casa é seu próprio corpo.

Unindo essa ideia ao interesse de Cleydson por física quântica, surgiu uma peça que aborda os universos paralelos. Isso é feito até espacialmente, com o público sendo convidado a deslocar-se na sala, a “reorganizar-se” da mesma forma que a matéria no mundo.

Outra influência das teorias físicas no espetáculo é a variedade de climas: por vezes ela é sarcástica e, em outros momentos, bem séria.

O texto é de Maira e Cleydson, escrito a quatro mãos. “Foi a oportunidade de renovar minha dramaturgia, que estava desgastada após outros trabalhos”, confessa a diretora.

O solo de Cleydson inaugura uma pesquisa da Súbita chamada Habitat, que trabalhará conteúdos autorais. Outras peças deverão ser criadas a partir de temas das atrizes Janaína Matter e Helena Portela.

Serviço:
Drama_1
Onde: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco, Curitiba, tel. 41 3321-3358)
Quando: De 20/11 a 13/12, sexta a domingo, sempre às 20h
Quanto: R$ 10

'Édipo_2: párodo', da  Subjétil, vai do teatro às ruasDivulgação/Subjétil

‘Édipo_2: párodo’, da Subjétil, vai do teatro às ruas

Programação:
De 20 a 22/11, , com a Súbita
De 27 a 29/11, domingos vivos retratos vazios, com a Café Preto
De 4 a 6/12, Édipo_2: párodo, com a Subjétil
De 11 a 13/12, Mommy, com a Setra

.:. Publicado originalmente no jornal Gazeta do Povo, Caderno G, p. 1, em 17/11/2015.

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná, instituição onde cursa o mestrado em estudos literários, com uma pesquisa sobre A dama do mar de Robert Wilson. Cobre as artes cênicas para a Gazeta do Povo, de Curitiba, há três anos. No mesmo jornal, já atuou nas editorias de economia e internacional.

Relacionados

‘De mãos dadas com minha irmã’, direção de Aysha Nascimento e direção artística e dramaturgia de Lucelia Sergio [em cena, Lucelia Sergio ao lado de dançarinas Jazu Weda e Brenda Regio]