Menu

Teatrojornal Leituras de Cena

Site de crítica teatral editado por Valmir Santos, jornalista especializado na cobertura de teatro desde 1992, com passagens por veículos como Folha de S.Paulo, Valor Econômico e Bravo! Em diferentes fases, este espaço nascido em 20 de março de 2010 somou colaborações de pessoas empenhadas em pensar a cena contemporânea, bem como atentas à perspectiva histórica. Realizou ações como Crítica Militante (2016), publicação de 72 textos inéditos de profissionais de diversos estados; Encontro com Espectadores (2016-2019), 36 conversas mensais entre artistas, críticos e espectadores focadas na análise de um espetáculo previamente escolhido; e Biocrítica (2021), 11 relatos autobiográficos de sites, blogs ou revistas eletrônicas do Brasil voltados à recepção nas artes da cena.


O nome Teatrojornal evoca a técnica Teatro Jornal que estimula qualquer pessoa a elaborar cenas a partir do noticiário, conforme delineou o diretor e dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), teórico do Teatro do Oprimido. Essa lembrança cidadã traduz nosso desejo de dialogar com amplo círculo de leitores na valorização do jornalismo cultural e da prática da crítica.


contato@teatrojornal.com.br

Beth Néspoli

bethnespoli@gmail.com

Jornalista, crítica e doutora em artes cênicas pela USP. Edita o site Teatrojornal - Leituras de Cena. Tem artigos publicados nas revistas Cult, Sala Preta e no livro O ato do espectador (Hucitec, 2017). Durante 15 anos, de 1995 a 2010, atuou como repórter e crítica no jornal O Estado de S.Paulo. Entre 2003 e 2008, foi comentarista de teatro na Rádio Eldorado. Realizou a cobertura de mostras nacionais e internacionais, como a Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cênico (2007) e o Festival Internacional A. P. Tchéchov (Moscou, 2005). Foi jurada dos prêmios Governador do Estado de São Paulo, Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio Itaú Cultural 30 anos.

Leia os textos deste autor

Maria Eugênia de Menezes

mefmenezes@uol.com.br

Crítica teatral, formada em jornalismo pela USP, com especialização em crítica literária e literatura comparada pela mesma universidade. É colaboradora de O Estado de S.Paulo, jornal onde trabalhou como repórter e editora, entre 2010 e 2016. Escreveu para Folha de S.Paulo entre 2007 e 2010. Foi curadora de programas, como o Circuito Cultural Paulista, e jurada dos prêmios Bravo! de Cultura, APCA e Governador do Estado. Autora da pesquisa “Breve Mapa do Teatro Brasileiro” e de capítulos de livros, como Jogo de corpo.

Leia os textos deste autor

Valmir Santos

valmir@teatrojornal.com.br

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.

Leia os textos deste autor

Neomisia Silvestre

neo.silvestre@gmail.com

Jornalista e escritora brasileira radicada na França, tem contribuições em projetos artísticos e socioculturais a partir de atuações em ONGs, revistas, rádio, televisão, fotografia, assessoria de imprensa e produçāo de eventos. É autora da biografia Esumbaú, Pombas Urbanas! 20 anos de uma prática de teatro e vida (2009) e uma das criadoras do Orgulho Crespo, movimento independente de valorização do cabelo afro iniciado em 2015 com a 1ª Marcha do Orgulho Crespo SP. A iniciativa integra o calendário oficial do Estado de São Paulo com o #DiaDoOrgulhoCrespo, celebrado todo 26 de julho por meio da Lei 16.682/2018.

Leia os textos deste autor