Menu

Assine nossa newsletter

Folha de S.Paulo

Peça reúne três palcos pela internet

14.6.2006  |  por Valmir Santos

São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

TEATRO 
Brasil, Cingapura e Inglaterra fazem encenação sobre contraste entre relações virtuais e presenciais

VALMIR SANTOS 
Da Reportagem Local 

Imagine Nelson Rodrigues escrevendo “Vestido de Noiva” preocupado em transpor os três planos da sua narrativa (realidade, alucinação e memória) para as janelas de um computador. Guardadas as proporções, é o que o projeto “Play on Earth” pretende fazer, ao misturar relações presenciais e virtuais com atores simultaneamente em palcos nas cidades de São Paulo, Cingapura e Newcastle (Inglaterra). 

A inusitada experiência estréia hoje, às 22h, no anfiteatro da Unip. Ao mesmo tempo, considerando os fusos horários incluídos, será acompanhada numa galeria inglesa e num teatro alternativo de Cingapura. 

“A idéia é que tela e palco espelhem uma coisa só”, afirma Rubens Velloso, 55, diretor da Cia. Philia 7, criada no ano passado e co-realizadora do projeto com a londrina Station Opera House e a cingapuriana TheatreWorks. 

Os atores (quatro em São Paulo e três em cada uma das demais cidades) farão pouco uso da palavra (cada um em sua língua) e interpretarão uma história fragmentada, uma dramaturgia apoiada em movimentos e gestos. As três telas sobrepostas em cada local projetarão uma “verdade comum”, de acordo com Velloso, uma trama que diga respeito a questões conceituais sobre sinapse, virtualidade e realidade. 

Já ao vivo, cada elenco poderá ter improvisos em paralelo ao que se vê no vídeo. “O desafio é dar unidade a isso tudo”, diz o diretor. 

A transmissão será feita via internet, pelo sistema “streaming” (tecnologia que permite teleconferências, por exemplo). Segundo Velloso, o projeto conta com tecnologia que garantirá uma boa conexão entre os palcos nos três continentes. “Temos uma linha de telefonia especial para internet e Voip (Voice over Internet Protocol). 

Caso aconteça uma falha técnica, o espetáculo não será prejudicado devido à dramaturgia ao vivo”, afirma Marisa Riccitelli Sant’Ana, co-diretora de produção em São Paulo. 

As apresentações de “Play on Earth” na capital paulista serão realizadas até o dia 24/6 em diferentes horários -manhã, tarde e noite-, por causa do fuso dos três países. A temporada coincide com a realização do Festival Internacional de Artes de Cingapura, de 1º a 25/6.



Play on Earth
Quando:
estréia hoje, às 22h; amanhã, às 10h; dia 16, às 10h; dia 17, às 5h; dia 21, às 22h, dia 22, às 10h; dia 23, às 15h; e dia 24, às 15h 
Onde: Anfiteatro Unip Paraíso (r. Vergueiro, 1.211, tel. 0/xx/11/2166-1000) 
Quanto: R$ 20 

Valmir Santos

Quer receber mais artigos como este? Então deixe seu e-mail:

Relacionados