Menu

Assine nossa newsletter

Folha de S.Paulo

“Sassaricando” lidera teatro em DVD

27.12.2007  |  por Valmir Santos

São Paulo, quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

TEATRO 

Musical carnavalesco de sucesso no Rio e em SP é destaque entre lançamentos deste final de ano no suporte digital
 

“Romeu e Julieta”, “Notícias Populares”, “A Casa” e “Conversas Folianescas” completam a série de DVDs à venda nas lojas

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local 

 
O suporte digital permite ao espectador das artes cênicas complementar a memória que ele constrói quando assiste ao espetáculo, ao vivo. Fenômenos da história recente do teatro brasileiro, como “Romeu e Julieta” (1992), montagem de Gabriel Villela para o Grupo Galpão, e o musical carioca “Sassaricando – E o Rio Inventou a Marchinha” (2007), integram lançamentos em DVD neste final de ano.

A novidade é que agora já não se trata de gravar somente a peça, em si desafio e tanto, mas de olhá-la sob a perspectiva de um documentário, como faz Paulo José com o Grupo Galpão (leia abaixo). Ou então nem mesmo ater-se à cena, mas ao processo histórico do teatro contemporâneo, como faz o grupo paulista Folias d’Arte com a série de cinco entrevistas com criadores e pensadores.

Outro aspecto inovador é a aposta das gravadoras na viabilidade dos projetos de teatro em DVD. Depois da Trama, com “Terça Insana” (2004), a Warner Music chega com “Notícias Populares”, espetáculo da Companhia de Comédias Os Melhores do Mundo, de Brasília; e a Biscoito Fino capturou mais que depressa o fenômeno “Sassaricando”, que teve sua primeira tiragem esgotada.

É uma edição bem-cuidada, oscilando imagens em close dos seis atores-cantores Eduardo Dussek, Soraya Ravenle, Pedro Paulo Malta, Alfredo Del-Penho, Ivana Domenico e Juliana Diniz num passeio por mais de cem marchinhas que marcaram o inconsciente coletivo não só do carioca, mas do brasileiro, como destaca a historiadora e idealizadora do espetáculo, Rosa Maria Araújo, co-autora junto do jornalista e crítico Sérgio Cabral.

Quem dirige o espetáculo é Cláudio Botelho, para quem o projeto tem um quê de teatro de revista em sua viagem pelo túnel do tempo no espírito da irreverência e da crônica social, comportamental e política que atravessou épocas.

Há 12 anos na estrada, a companhia Os Melhores do Mundo teve a chance registrar “Notícias Populares” (1997) em DVD, após apresentá-lo em várias capitais. “A gravação ficou bem equilibrada, inclusive a captação de áudio, e dá uma boa idéia do que é o espetáculo. Claro, nunca é possível retratar exatamente como é ao vivo, mas o projeto em DVD tem seu gosto especial”, diz Adriano Siri, 39, que contracena com Ricardo Pipo, Adriana Nunes, Victor Leal, Jovane Nunes e Welder Rodrigues.

Formado há quatro anos, o grupo paulistano Redimunho ousa levar seu primeiro espetáculo ao suporte digital, “A Casa” (2006), em DVD duplo. O diretor e autor Rudifran Pompeu, 40, calcula ter investido cerca de R$ 10 mil para gravar o espetáculo apresentado em espaço não-convencional, um casarão construído no início do século 20, na Bela Vista.

Com dramaturgia inspirada no universo de Guimarães Rosa, as cenas se passam nos cômodos e no quintal da habitação, na rua Major Diogo, onde atualmente funciona a Escola Paulista de Restauro.

A série “Conversas Folianescas”, do Folias D’Arte, prevê entrevistas com personalidades teatrais. O primeiro pacote inclui os diretores José Renato (fundador do Arena) e Roberto Lage (Ágora), entre outras.
 

Valmir Santos

Quer receber mais artigos como este? Então deixe seu e-mail:

Relacionados