Menu

Reportagem

ATO Cia. Cênica encara Angélica Liddell

6.6.2014  |  por Fábio Prikladnicki

Foto de capa: Adriana Marchiori

Em 2012, uma peça gestada no âmbito universitário estreou no circuito profissional e saiu como grande vencedora do Prêmio Açorianos de Teatro. Com texto do dramaturgo alemão contemporâneo Marius von Mayenburg, O feio levou as categorias de melhor espetáculo, ator coadjuvante (Paulo Roberto Farias) e o prêmio do júri popular (Troféu RBS Cultura). Contando a história de um sujeito que começa a se dar bem na vida profissional e sexual depois de fazer uma plástica, o espetáculo apresentou a ATO Cia. Cênica, criada um ano antes.

Pois a peça retorna a cartaz em duas sessões (quinta, 5/6, e sexta, 6/6, às 20h), dentro do projeto 2 em Ato, no Teatro Renascença, em Porto Alegre, que também traz a pré-estreia do novo trabalho da companhia, O casal Palavrakis (sábado, às 20h, e domingo, às 18h), já exibido no meio universitário em 2013.

Se O feio trazia, em sua gênese, orientação da professora Patrícia Fagundes, O casal Palavrakis conta com orientação de Marta Isaacsson e Mirna Spritzer. A direção ficou a cargo de Mirah Laline e Mauricio Casiraghi, respectivamente. No ano passado, alguns dos integrantes do grupo se graduaram no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, mas três deles ainda são estudantes, como lembra Mirah:

“Estamos nos descobrindo como grupo. Não queremos ter um diretor geral. É uma companhia de diretores/atores.”

Mirah identifica elementos em comum entre os dois espetáculos produzidos pelo coletivo:

“Foi um processo natural, que vem de uma investigação de diferentes linguagens e da busca por autores contemporâneos. Os dois espetáculos tratam de um tema urgente, que é a violência.”

O casal Palavrakis foi escrito pela espanhola Angélica Liddell, um dos nomes fortes da dramaturgia atual. A trama mostra um casal que se vê às voltas com o assassinato da filha. Em 2012, o texto ganhou montagem em São Paulo, produzida pelo grupo Teatro Kaus, de Reginaldo Nascimento. Casiraghi, diretor da versão da companhia ATO, explica:

O casal Palavrakis tem uma corporalidade mais contida do que O feio. É um trabalho realizado mais em cima do texto.”

.:. Publicado originalmente no jornal Zero Hora, Segundo Caderno, p. 4, em 5/6/2014.

Ficha técnica:
O casal Palavrakis
Dramaturgia: Angélica Liddell
Direção: Maurício Casiraghi
Elenco: Mariana Rosa e Paulo Roberto Farias
Figurino: Diego Nardi
Iluminação: Lucca Simas
Cenografia: O grupo
Narração em off: Diana Manenti
Trilha sonora pesquisada: Maurício Casiraghi e Manu Goulart
Operação de som: Manu Goulart
Produção: Luciana Tondo

Jornalista e doutor em Literatura Comparada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É setorista de artes cênicas do jornal Zero Hora, em Porto Alegre (RS). Foi coordenador do curso de extensão em Crítica Cultural da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS). Já participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil (ambos da prefeitura de Porto Alegre) e do Prêmio Braskem em Cena no festival Porto Alegre Em Cena. Em 2011, foi crítico convidado no Festival Recife de Teatro Nacional.

Relacionados

‘De mãos dadas com minha irmã’, direção de Aysha Nascimento e direção artística e dramaturgia de Lucelia Sergio [em cena, Lucelia Sergio ao lado de dançarinas Jazu Weda e Brenda Regio]