Menu

Nota

Intercâmbio de Odin Teatret e Contadores de Mentira em Suzano

28.11.2014  |  por Teatrojornal

De sexta-feira (28/11) a segunda-feira (1º/12), o Grupo Contadores de Mentira, de Suzano, na Grande São Paulo, recebe o Grupo Odin Teatret, da Dinamarca, para uma série de atividades de intercâmbio e apresentações de espetáculos mútuos em torno da tríade Ofício, sacerdócio e raízes. O projeto tem participação do diretor e teatrólogo italiano Eugenio Barba, cofundador do Odin há 50 anos, e da atriz e pesquisadora inglesa Julia Varley, que integra o núcleo artístico desde 1976.

“É por identificação plena, por respeito, e para manter viva a resistência e a existência teatral que o intercâmbio convidou esse grande mestre mundial [Barba] para celebrar e compartilhar pesquisas e aprendizados”, afirma o diretor e atuador Cleiton Pereira, que faz parte do grupo brasileiro desde sua criação, em 1995. A identificação passa pelo conceito do Teatro Antropológico, o diálogo histórico do Odin Teatret com tradições cênicas europeus, indianas, africanas, asiáticas e latino-americanas. “Grupo que olhou para o Terceiro Teatro, para grupos que não estão nos circuitos centrais ou formais, que produzem para não morrerem.”

O diretor Eugenio Barba, 50 anos junto ao Odin

A programação inclui demonstrações de trabalhos, seminários com Barba e Varley e sessões dos espetáculos Estrelas, com a atriz paulista Marilyn Nunes (que trabalhou com o grupo na sede em Holstebro, no interior dinamarquês), dirigido por Julia Varley, e um solo desta, Ave Maria, com texto e direção de Barba. O Contadores de Mentira também apresenta Curra – Temperos sobre Medeia, além de ofertar a performance Rito de passagem no encerramento.

Mais informações e a programação completa da jornada Ofício, sacerdócio e raízes, aqui.

A atriz Julia Varley em ‘Ave Maria’

Pela equipe do site Teatrojornal - Leituras de Cena.

Relacionados