Menu

Assine nossa newsletter

Reportagem

Beckett sensorial e na rua

15.5.2015  |  por Fábio Prikladnicki

Foto de capa: Maurício Casiraghi

Autor que fundou a dramaturgia moderna, Samuel Beckett (1906–1989) terá sua obra recriada em um espetáculo de teatro de rua, no Centro de Porto Alegre, com a intenção de aproximá-lo do público. Mas a ideia não é facilitar o conteúdo, simplificando seus textos. Pelo contrário: os atores estarão fisicamente perto dos espetadores, com a ideia de apresentar um Beckett mais sensorial, sem deixar de lado seus principais escritos.

O projeto #7xBeckett une integrantes do Núcleo de Pesquisa Beckett-we, que conta com pessoas em sua maioria não iniciadas no teatro, e a Ato Cia. Cênica, coletivo responsável pela ótima peça O feio, que levou o Prêmio Açorianos de melhor espetáculo em 2012, rendendo também um troféu para o ator coadjuvante Paulo Roberto Farias, que está neste novo trabalho. Não por coincidência, os dois grupos nasceram no Departamento de Arte Dramática da UFRGS.

Estruturalmente, o espetáculo será apresentado em sete cenas (as quais o grupo prefere chamar de “ocorrências cênicas”) que ocorrem consecutivamente, de forma que o público pode acompanhar todas, na ordem, ou escolher apenas algumas – a ideia é que elas possam ser fruídas também separadamente. O trabalho combina teatro e performance, valendo-se do recurso do vídeo.

“Beckett tem uma característica que poderia nos levar para a linguagem do clown, mas tentamos não ir para este lado popular. Buscamos a essência da poética dele com uma linguagem contemporânea, que é nossa referência. É um apelo mais sensorial do que racional”, explica Luciana Tondo, idealizadora e atriz do projeto.

Estão presentes, em #7xBeckett, fragmentos das peças Dias felizes, Esperando Godot, Fim de partida e Eu não, da narrativa O despovoador e do roteiro de cinema Filme, entre outros textos do autor. O diretor Mauricio Casiraghi observa: “O trabalho se deu de forma bem colaborativa, os atores também foram autores da criação. As ideias foram trabalhadas em um brainstorm, e todos estavam cientes do processo”.

Projeto une Núcleo de Pesquisa Beckett-we e Ato Cia. Cênica Maurício Casiraghi

Projeto une Núcleo Beckett-we e Ato Cia. Cênica

Veja o roteiro de #7xBeckett, no centro da capital gaúcha:

Nesta sexta-feira (15/5), domingo (17/5) e nos dias 18, 19, 22, 24, 26, 27, 29 e 31 de maio, a partir das 18h30min

Cena 1: Esquina Democrática (Avenida Borges de Medeiros com Rua dos Andradas), das 18h30min às 18h50min.

Cena 2: Da Esquina Democrática até o cruzamento entre as ruas General Câmara e Andradas (calçadão), das 18h50min às 19h15min.

Cena 3: Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), das 19h30min às 19h50min.

Cena 4: Escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua dos Andradas, 597), das 20h às 20h30min.

Cena 5: Escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, das 20h30min às 20h45min.

Cena 6: Praça Brigadeiro Sampaio (início da Rua dos Andradas), das 21h às 21h15min.

Cena 7: Praça Brigadeiro Sampaio, das 21h15min às 21h30min.

.:. Publicado originalmente no jornal Zero Hora, Segundo Caderno, p. 4, em 15/5/2015.

Fábio Prikladnicki

Quer receber mais artigos como este? Então deixe seu e-mail:

Relacionados