Folha de S.Paulo
17.8.2005 | por Valmir Santos
São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 2005
TEATRO
VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local
Quando Alonso Quijano, o bom, põe-se dentro de uma armadura para cavalgar o mundo em “Dom Quixote”, ele será mobilizado pelo conflito da realidade exterior com aquela que ocupa o vão entre o seu corpo e a couraça de metal -a despeito do fiel contraponto realista do escudeiro Sancho Pança.
A mediação de espaços da realidade e do imaginário fornece algumas pistas para sondar a obra de Miguel de Cervantes à luz, ou melhor, à sombra deste século 21.
Na gramática, como na vida, às vezes uma crase, ou a ausência dela, pode mover moinhos. Daí vem “A Sombra de Quixote”, a primeira produção da Casa Laboratório para as Artes do Teatro, que inicia temporada no sábado no Sesc Belenzinho e integra a Mostra Sesc de Artes Mediterrâneo.
O caminho escolhido pela equipe de criação foi o do questionamento dos interstícios desse conflito, que levou o engenhoso fidalgo a deixar sua casa e perseguir os ideais cavalheirescos de justiça, paz e amor (além de sua amada Dulcinéia), como nos livros que o seduziram.
“Um homem veste armadura para fugir da realidade, mas uma outra realidade o chama, a teatral. Abandona o que endossou para viver um cotidiano nu e cru, em que não há espaço para a fantasia”, diz o ator paraense Cacá Carvalho, 51, que co-assina a direção com o italiano Roberto Bacci, colega da Fondazione Pontedera.
Para adentrar essa realidade “marionética”, neologismo cunhado por Carvalho, a dramaturgia do italiano Stefano Geraci elegeu passagens e temas do romance de 400 anos. Dom Quixote não é denominado, mas está lá, plenamente identificável pelo espectador.
A metáfora da sombra na peleja com a luz é como a dança da literatura com o teatro. “Importa o que a literatura sugere para o teatro e não o que o teatro pode botar de literatura dentro da cena”, diz Carvalho. O trabalho em grupo o faz lembrar de “Macunaíma” (1978), de Antunes Filho.
No galpão 2 do Belenzinho, o diretor de arte Márcio Medina “tirou tudo o que não era espaço” e criou uma caixa mágica, um salão em que o vermelho domina cenografia e figurinos, sob desenho de luz de Fábio Retti.
O conjunto Casa Laboratório surgiu em São Paulo no ano passado, em intercâmbio de Brasil e Itália -a ponte é a Fondazione Pontedera, que existe há 30 anos e com a qual Carvalho colabora há 18. Atina com a estabilidade do núcleo e conseqüente produção, formação e troca com a comunidade em geral. “Queremos o simples, eficaz e transformador”, frisa ele.
Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.