Menu

Folha de S.Paulo

Peças “off” ganham novo palco em SP

17.5.2006  |  por Valmir Santos

São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2006

TEATRO 

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local 

Dono de movimentada bilheteria no circuito Bela Vista, o teatro Imprensa também quer experimentar a produção “off”. Abre hoje o seu Espaço Vitrine, com capacidade para 50 espectadores.

“Vamos aproveitar uma sala do teatro que funcionava como escritório e virou um espaço multiuso. Já teve exposições, oficinas e agora recebe espetáculos”, diz Cintia Abravanel, diretora-presidente do Centro Cultural Grupo Silvio Santos, que engloba o Imprensa.

Abravanel fala em acolher os espetáculos “alternativos” que ficam pouco tempo em cartaz “por falta de estrutura ou patrocínio”.

Mais: fala em fazer com que o público “prestigie a arte e participe de uma ação social” ao trocar o ingresso por um livro ou um agasalho. O centro vai subsidiar os custos dos primeiros espetáculos do espaço.

O primeiro espetáculo é “Rapsódia dos Divinos”, que vai revezar as próximas quartas-feiras, até 23/8, com os solos “A Pomba Enamorada”, interpretado por Maria Assunção, e “O Barril”, por Ângela Dip.

Dirigido e concebido por Paulo Ribeiro, “Rapsódia dos Divinos” se propõe a ser um espetáculo poético-musical construído por meio de compilações de textos literários brasileiros e portugueses. Os personagens passam pelas cantigas medievais e alcançam movimentos contemporâneos.

Na próxima quarta-feira, é a vez de “A Pomba Enamorada”, adaptação de conto homônimo de Lygia Fagundes Telles, co-dirigido por Antônio Karnewale e Maria Assunção (ela é protagonista).

É a história de uma mulher que se apaixona platonicamente por um homem com quem dançou uma única valsa na vida.

O terceiro espetáculo do projeto Vitrine Cultural é “O Barril”, em que a comediante Ângela Dip trata de pensamentos e situações narrados por uma mulher, momentos antes de ela atirar-se numa catarata a bordo de um barril. A direção é de Vivien Buckup.



Rapsódia dos Divinos

Quando: hoje e 31/5, às 21h 
Onde: teatro Imprensa – Espaço Vitrine (r. Jaceguai, 400, tel. 3241-4203) 
Quanto: trocar ingresso por livro ou agasalho 

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, em 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes. Autor de livros ou capítulos no campo teatral. Colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Doutorando em artes cênicas pela Universidade de São Paulo, onde cursou mestrado na mesma área.

Relacionados