Menu

Folha de S.Paulo

José Renato converte Arcos em arena

20.4.2007  |  por Valmir Santos

São Paulo, sexta-feira, 20 de abril de 2007

TEATRO
“Arena-Cabaré”, espetáculo que estréia hoje no teatro dos Arcos, reúne números clássicos e populares

VALMIR SANTOS 
Da Reportagem Loca

Certo sentido de experimentação ainda move o diretor José Renato, 81, nome historicamente ligado à fundação da companhia (1953) e espaço (1955) Teatro de Arena, na r. Dr. Teodoro Baima, centro paulistano -atualmente em reforma. Desde 2003 alugando o Teatro dos Arcos, na Bela Vista, Renato e os artistas de sua atual companhia, a Casa da Comédia (2001), radicalizam naquilo que já acenavam nos últimos trabalhos, como “Rua 13 de Maio, S/N”: a conversão do palco italiano (platéia frontal) para o formato circular, a arena que estabelece relação direta e não-hierárquica com o público. 

É o que o espectador confere a partir de hoje em “Arena-Cabaré”, espetáculo que conjuga a disposição do espaço e o gênero de variedade musical. 

“A gente faz uma experiência [com essas duas modalidades] para ver se o espetáculo se torna mutante a cada 15 dias ou a cada mês. Neste início de temporada, a opção é pelos artistas do próprio grupo que revelaram outros talentos, para a dança e a música, por exemplo”, diz Renato. São 12 participantes revezando números clássicos e populares com deixas para canto, esquetes cômicos, performance e até ilusionismo. 

Não existe cenário, mas o espaço nu a ser preenchido por cada intérprete. Com a adoção da arena, o número de assentos no teatro dos Arcos passou de 140 para 200. 

Em certa medida, a temporada do novo espetáculo lembra o contexto da opção do Arena original por uma sala menor, empenhado em produções de baixo custo, de autores e diretores nacionais (Gianfrancesco Guarnieri, Oduvaldo Vianna Filho, Augusto Boal etc.). 

“É um momento muito importante para a afirmação da Casa da Comédia. Estamos sem recursos e a nova experiência pode ajudar a solidificar a nossa presença nos Arcos”, afirma o diretor.

O saguão, que já conta com um café, também passa a abrigar uma exposição permanente de fotos de cenas e bastidores da história do Teatro de Arena, tudo do acervo de José Renato. Entre os artistas da Casa da Comédia, estão Vivian Barreira, Fernando José, Cristiano Duarte, Pedro Monticelli, Denise Passos, Dani Calichio, Beatriz Miguez, Carlos Falat e Doug e Rod Style.



Arena-Cabaré
Onde:
teatro dos Arcos (r. Jandaia, 218, tel. 0/xx/11/3101-7802) 
Quando: estréia hoje, às 21h; sex. e sáb., às 21h 
Quanto: R$ 20l

 

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.

Relacionados