Menu

Folha de S.Paulo

“Sassaricando” lidera teatro em DVD

27.12.2007  |  por Valmir Santos

São Paulo, quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

TEATRO 

Musical carnavalesco de sucesso no Rio e em SP é destaque entre lançamentos deste final de ano no suporte digital
 

“Romeu e Julieta”, “Notícias Populares”, “A Casa” e “Conversas Folianescas” completam a série de DVDs à venda nas lojas

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local 

 
O suporte digital permite ao espectador das artes cênicas complementar a memória que ele constrói quando assiste ao espetáculo, ao vivo. Fenômenos da história recente do teatro brasileiro, como “Romeu e Julieta” (1992), montagem de Gabriel Villela para o Grupo Galpão, e o musical carioca “Sassaricando – E o Rio Inventou a Marchinha” (2007), integram lançamentos em DVD neste final de ano.

A novidade é que agora já não se trata de gravar somente a peça, em si desafio e tanto, mas de olhá-la sob a perspectiva de um documentário, como faz Paulo José com o Grupo Galpão (leia abaixo). Ou então nem mesmo ater-se à cena, mas ao processo histórico do teatro contemporâneo, como faz o grupo paulista Folias d’Arte com a série de cinco entrevistas com criadores e pensadores.

Outro aspecto inovador é a aposta das gravadoras na viabilidade dos projetos de teatro em DVD. Depois da Trama, com “Terça Insana” (2004), a Warner Music chega com “Notícias Populares”, espetáculo da Companhia de Comédias Os Melhores do Mundo, de Brasília; e a Biscoito Fino capturou mais que depressa o fenômeno “Sassaricando”, que teve sua primeira tiragem esgotada.

É uma edição bem-cuidada, oscilando imagens em close dos seis atores-cantores Eduardo Dussek, Soraya Ravenle, Pedro Paulo Malta, Alfredo Del-Penho, Ivana Domenico e Juliana Diniz num passeio por mais de cem marchinhas que marcaram o inconsciente coletivo não só do carioca, mas do brasileiro, como destaca a historiadora e idealizadora do espetáculo, Rosa Maria Araújo, co-autora junto do jornalista e crítico Sérgio Cabral.

Quem dirige o espetáculo é Cláudio Botelho, para quem o projeto tem um quê de teatro de revista em sua viagem pelo túnel do tempo no espírito da irreverência e da crônica social, comportamental e política que atravessou épocas.

Há 12 anos na estrada, a companhia Os Melhores do Mundo teve a chance registrar “Notícias Populares” (1997) em DVD, após apresentá-lo em várias capitais. “A gravação ficou bem equilibrada, inclusive a captação de áudio, e dá uma boa idéia do que é o espetáculo. Claro, nunca é possível retratar exatamente como é ao vivo, mas o projeto em DVD tem seu gosto especial”, diz Adriano Siri, 39, que contracena com Ricardo Pipo, Adriana Nunes, Victor Leal, Jovane Nunes e Welder Rodrigues.

Formado há quatro anos, o grupo paulistano Redimunho ousa levar seu primeiro espetáculo ao suporte digital, “A Casa” (2006), em DVD duplo. O diretor e autor Rudifran Pompeu, 40, calcula ter investido cerca de R$ 10 mil para gravar o espetáculo apresentado em espaço não-convencional, um casarão construído no início do século 20, na Bela Vista.

Com dramaturgia inspirada no universo de Guimarães Rosa, as cenas se passam nos cômodos e no quintal da habitação, na rua Major Diogo, onde atualmente funciona a Escola Paulista de Restauro.

A série “Conversas Folianescas”, do Folias D’Arte, prevê entrevistas com personalidades teatrais. O primeiro pacote inclui os diretores José Renato (fundador do Arena) e Roberto Lage (Ágora), entre outras.
 

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.

Relacionados