Menu

Folha de S.Paulo

Centro Cultural São Paulo debate dramaturgias nacional e francesa

15.1.2008  |  por Valmir Santos

São Paulo, terça-feira, 15 de janeiro de 2008

TEATRO 
Drama contemporâneo é tema de encontros com especialistas e autores 

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local 

A mão dupla que Brasil e França firmaram nos últimos anos no teatro resulta em mais um projeto: “Novas Dramaturgias Brasileira e Francesa em Debate”, no CCSP (Centro Cultural São Paulo).

Autores e artistas protagonizam série gratuita de encontros, leituras dramáticas e exibição de documentários relativos ao drama contemporâneo.

O evento abre hoje com uma videopalestra do ensaísta e crítico Jean-Pierre Thibaudat. Ele é autor da biografia “Le Roman de Jean-Luc Lagarce” (2007).

A obra de Lagarce (1956-1995) constitui exemplo desse intercâmbio, levado à cena recentemente por Antônio Araújo, Márcio Abreu e Marcelo Lazzaratto. É o primeiro autor da coleção Palco sur Scène (“Até o Fim do Mundo”, 2006), edição bilíngüe da Imprensa Oficial, em parceria com o Consulado Geral da França e sob coordenação Marinilda Bertolete Boulay, que acaba de lançar “Bosco Brasil – Cheiro de Chuva e Novas Diretrizes em Tempos de Paz”.

Bosco, que participará de uma mesa sobre dramaturgia nacional, está em cartaz com as duas peças do livro no mesmo centro cultural.

Outro destaque é a exibição, amanhã, de vídeos sobre Philippe Minyana (1946), o documentário biográfico “A Secreta Arquitetura do Parágrafo: Encontro com Philippe Minyana”, e a adaptação de uma das suas peças, “Inventários”.

Também foram escalados para os encontros o crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, o ator e crítico de teatro Alberto Guzik, os dramaturgos Rubens Rewald, Rodrigo de Roure e Newton Moreno e o adido cultural da França em São Paulo, Phillipe Ariagno.

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Cursa doutorado em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado na mesma área.

Relacionados