Menu

Folha de S.Paulo

Gianni Ratto é tema de perfil na “Folhetim”

3.1.2008  |  por Valmir Santos

São Paulo, quinta-feira, 03 de janeiro de 2008

TEATRO 

VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local 

O pensamento crítico ou mesmo o registro histórico da atual produção de teatro encontram lugar nas edições das revistas “Folhetim”, iniciativa do grupo Teatro do Pequeno Gesto, do Rio, e “Subtexto”, do Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte. 

Na “Folhetim” número 26, a pesquisadora Alessandra Vannucci traça um perfil de Gianni Ratto (1916-2005). Destacam-se ainda na nova edição o ensaio do francês Alain Ollivier sobre o teatro numa sociedade regida pelo liberalismo e pelo culto ao sucesso e a entrevista com José Renato, fundador do Teatro de Arena em SP, nos anos 1950. 

O quarto número da “Subtexto” traz um levantamento dos grupos em atividade na maioria dos Estados, com dados preliminares, fornecidos pelos próprios artistas.



Folhetim
Edição: Teatro do Pequeno Gesto 
Quanto: de R$ 15 a R$ 18; 115 págs.; 
www.pequenogesto.com.br


Subyexto
Edição: Galpão Cine Horto 
Quanto: distribuição gratuita; 94 págs.; 
www.galpaocinehorto.com.br

 

Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, em 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes. Autor de livros ou capítulos no campo teatral. Colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Doutorando em artes cênicas pela Universidade de São Paulo, onde cursou mestrado na mesma área.

Relacionados