Folha de S.Paulo
31.3.2007 | por Valmir Santos
São Paulo, sábado, 31 de março de 2007
TEATRO
VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local
O espetáculo “Vemvai -O Caminho dos Mortos” estréia hoje na Unidade Provisória Sesc Avenida Paulista (av. Paulista, 119, tel. 3179-3700), às 20h.
A peça propõe a travessia do público por uma cenografia-instalação mutante em seis estações e sete portais. O labirinto inclui a morte ritual (uma morte em vida), os ritos funerários, o luto, o caminho-morte etc.
Segundo a diretora Cibele Forjaz, a intenção é cruzar os pontos de vista dos “povos da floresta” e do “povo das Paulistas”.
O projeto, que contou com a Lei de Fomento, é orientado pelo antropólogo Pedro Cesarino, do Museu Nacional e da UFRJ. O espetáculo fica em cartaz até 27/5. Ingressos R$ 15.
Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Doutor em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado pelo mesmo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.