Folha de S.Paulo
6.5.2007 | por Valmir Santos
São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007
TEATRO
VALMIR SANTOS
Da Reportagem Local
“Meu quarto é mais seguro que a igreja”, diz o travesti Veruska para o homem evangélico com quem divide a cama. É uma passagem de “O Vento nas Janelas”, primeiro teleteatro do programa “Direções – Por um Novo Caminho na Teledramaturgia” que a TV Cultura exibe a partir de hoje em co-produção com o SescTV.
Roteiro e direção levam assinatura de Rodolfo García Vázquez (Os Satyros), que adaptou conto homônimo de sua autoria.
Culpas e desejos se interpõem no caminho do Homem da Mala (Ivam Cabral), pai de família enamorado da “boneca” Veruska (Tiago Moraes). Ele entra em conflito com o “outro lado” da realidade, o da mulher, filha e avô que o esperam. A trama é narrada sob o ponto de vista do travesti.
Na concepção cenográfica da cidade fictícia em que se passa a ação, a referência de Vázquez é o filme “Dogville” (2003), com ruas e fachadas de edifícios vazadas.
Como orientador artístico do projeto, Antunes Filho quer que “a garotada que está fazendo sucesso no teatro paulista” contribua. “Eles podem renovar a linguagem da TV”, diz. Ao todo, serão produzidos 16 programas.
Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Doutor em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado pelo mesmo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.