Menu

Reportagem

Pinceladas sobre o mundo de Tchekhov

24.3.2014  |  por Maria Eugênia de Menezes

Foto de capa: Valérie Mesquita

Anton Tchekhov tornou-se, ao longo dos anos, sinônimo de teatro realista. As primeiras montagens de suas peças, pelo Teatro de Arte de Moscou, inauguraram um novo estilo de interpretação: Estética que marcou o século 20, espraiou-se pelo cinema e ainda é majoritária.

Com estreia no último fim de semana, a encenação do diretor Marcelo Lazzaratto para O jardim das cerejeiras renega essa convenção e tenta compreender o autor russo sob outro prisma: “Mais impressionista do que realista”, argumenta ele, que conduz a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico. “Existe a materialidade desse jardim, ele é real, mas cada um dos personagens o enxerga de uma maneira particular. Ele traz um caleidoscópio de visões sobre o mesmo tema.”

Nessa, que é a última obra deixada pelo dramaturgo, acompanhamos a história de uma família de aristocratas que se vê prestes a perder sua propriedade: uma casa cercada por um imenso jardim de cerejeiras.

Na época em que escreveu, Tchekhov foi muito criticado pela ausência de conflitos claros e pela fragilidade de sua estrutura. Muitos viam como demérito a nova linguagem que ele vinha instaurar. Em suas peças, afinal, a tênue fábula é sempre o que menos importa. Sua força está na capacidade de construir figuras humanas complexas, matizadas, rasgadas por contradições.

O viés impressionista ambicionado por Lazzaratto se manifesta de diferentes maneiras. Transparece na construção das cenas, que tendem ao imobilismo e assumem a aparência de paisagens. Também pauta a escolha da cenografia: várias cortinas de fios brancos que delineiam um ambiente tão abstrato quanto estático. “Essa estaticidade tenta dar conta da sensação que atravessa essas personagens.” Os fios também servem para embaralhar um pouco a visão. “Essas figuras são como fantasmas, são a latência do que poderiam vir a ser”, observa o criador. “Ali, não é exatamente por meio da ação, mas do estar no mundo que as coisas se realizam.”

Diante da perspectiva de perder a casa onde viveram seus avós, a protagonista Liuba pouco faz. Ao menos, se quisermos ler sua reação segundo os princípios contemporâneos do utilitarismo e da eficiência. A reação de seu irmão, Gaiev, segue em direção semelhante. Ele até tenta esboçar um movimento de reação, buscando dinheiro para pagar a hipoteca vencida, mas é prontamente abatido quando adentra o mundo em que os negócios acontecem.

Por mais dolorido que seja o percurso desses seres, Tchekhov não esquece de temperá-los com humor. Ele mesmo definia a peça como uma comédia. “Não uma obra que convida ao riso rasgado, mas uma comédia humana, na qual todos tendem um pouco ao patético, em que convivem a esperança e a derrota”, aponta o diretor.

Carla Kinzo, Carolina Fabri e Marina Vieira em 'Cerejeiras'Sem créditos

Marina Vieira, Carolina Fabri e Carla Kinzo

No contexto russo, o autor de A gaivota e As três irmãs sempre foi visto como um artista menos dedicado à política e mais interessado nas emoções humanas e na vida privada. O jardim das cerejeiras vem sublinhar a imprecisão desse diagnóstico. No drama de uma família está contida a ruína de um mundo, todo um modo de viver que se esvanecia.

Em oposição à Liuba e a sua atitude contemplativa, coloca-se a figura de Lopakhin. Filho de servos, esse homem se fez a partir do próprio trabalho. Tornou-se um rico comerciante e não compreende a inércia daquela nobre mulher. Ela poderia, ele aconselha, derrubar as árvores, dividir os terrenos em lotes, construir chalés para os turistas passarem o verão. Ela nem cogita sua proposta.

Em uma sociedade em transformação, senhores e servos não sabiam mais encontrar seus lugares. Às vésperas da Revolução Russa, o escritor observava o declínio da aristocracia rural e a ascensão da burguesia capitalista.

Quem é:
Anton Tchekhov, dramaturgo russo. Nasceu em 1860. Médico de
formação, tornou-se um dos principais dramaturgos da história,
com obras como A gaivota e O jardim das cerejeiras. Morreu em 1904

Serviço:
O Jardim das Cerejeiras
Onde: Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185, São Paulo, tel. 11 3332-3600).
Quando: Sexta, às 20h; sáb., às 19h; dom. e fer., às 18h. . Até 11/5.
Quanto: Grátis.

.:. Publicado originalmente em O Estado de S. Paulo, Caderno 2, p. C5, em 22/3/2014.

Ficha Técnica:
Autor: Anton Tchekhov
Direção e iluminação: Marcelo Lazzaratto
Com: Carolina Fabri, Marina Vieira, Carla Kinzo, Pedro Haddad, Rodrigo Spina, Wallyson Mota e Leo Stefanini
Direção de arte: Lu Bueno
Música original: Rafael Zeronini
Designer gráfico e fotos: Fernando Bergamini
Produção executiva: Roberta Koyama
Direção de produção: Henrique Mariano

Crítica teatral, formada em jornalismo pela USP, com especialização em crítica literária e literatura comparada pela mesma universidade. É colaboradora de O Estado de S.Paulo, jornal onde trabalhou como repórter e editora, entre 2010 e 2016. Escreveu para Folha de S.Paulo entre 2007 e 2010. Foi curadora de programas, como o Circuito Cultural Paulista, e jurada dos prêmios Bravo! de Cultura, APCA e Governador do Estado. Autora da pesquisa “Breve Mapa do Teatro Brasileiro” e de capítulos de livros, como Jogo de corpo.

Relacionados

‘De mãos dadas com minha irmã’, direção de Aysha Nascimento e direção artística e dramaturgia de Lucelia Sergio [em cena, Lucelia Sergio ao lado de dançarinas Jazu Weda e Brenda Regio]