Menu

Reportagem

Beckett sensorial e na rua

15.5.2015  |  por Fábio Prikladnicki

Foto de capa: Maurício Casiraghi

Autor que fundou a dramaturgia moderna, Samuel Beckett (1906–1989) terá sua obra recriada em um espetáculo de teatro de rua, no Centro de Porto Alegre, com a intenção de aproximá-lo do público. Mas a ideia não é facilitar o conteúdo, simplificando seus textos. Pelo contrário: os atores estarão fisicamente perto dos espetadores, com a ideia de apresentar um Beckett mais sensorial, sem deixar de lado seus principais escritos.

O projeto #7xBeckett une integrantes do Núcleo de Pesquisa Beckett-we, que conta com pessoas em sua maioria não iniciadas no teatro, e a Ato Cia. Cênica, coletivo responsável pela ótima peça O feio, que levou o Prêmio Açorianos de melhor espetáculo em 2012, rendendo também um troféu para o ator coadjuvante Paulo Roberto Farias, que está neste novo trabalho. Não por coincidência, os dois grupos nasceram no Departamento de Arte Dramática da UFRGS.

Estruturalmente, o espetáculo será apresentado em sete cenas (as quais o grupo prefere chamar de “ocorrências cênicas”) que ocorrem consecutivamente, de forma que o público pode acompanhar todas, na ordem, ou escolher apenas algumas – a ideia é que elas possam ser fruídas também separadamente. O trabalho combina teatro e performance, valendo-se do recurso do vídeo.

“Beckett tem uma característica que poderia nos levar para a linguagem do clown, mas tentamos não ir para este lado popular. Buscamos a essência da poética dele com uma linguagem contemporânea, que é nossa referência. É um apelo mais sensorial do que racional”, explica Luciana Tondo, idealizadora e atriz do projeto.

Estão presentes, em #7xBeckett, fragmentos das peças Dias felizes, Esperando Godot, Fim de partida e Eu não, da narrativa O despovoador e do roteiro de cinema Filme, entre outros textos do autor. O diretor Mauricio Casiraghi observa: “O trabalho se deu de forma bem colaborativa, os atores também foram autores da criação. As ideias foram trabalhadas em um brainstorm, e todos estavam cientes do processo”.

Projeto une Núcleo de Pesquisa Beckett-we e Ato Cia. CênicaMaurício Casiraghi

Projeto une Núcleo Beckett-we e Ato Cia. Cênica

Veja o roteiro de #7xBeckett, no centro da capital gaúcha:

Nesta sexta-feira (15/5), domingo (17/5) e nos dias 18, 19, 22, 24, 26, 27, 29 e 31 de maio, a partir das 18h30min

Cena 1: Esquina Democrática (Avenida Borges de Medeiros com Rua dos Andradas), das 18h30min às 18h50min.

Cena 2: Da Esquina Democrática até o cruzamento entre as ruas General Câmara e Andradas (calçadão), das 18h50min às 19h15min.

Cena 3: Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), das 19h30min às 19h50min.

Cena 4: Escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua dos Andradas, 597), das 20h às 20h30min.

Cena 5: Escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, das 20h30min às 20h45min.

Cena 6: Praça Brigadeiro Sampaio (início da Rua dos Andradas), das 21h às 21h15min.

Cena 7: Praça Brigadeiro Sampaio, das 21h15min às 21h30min.

.:. Publicado originalmente no jornal Zero Hora, Segundo Caderno, p. 4, em 15/5/2015.

Jornalista e doutor em Literatura Comparada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É setorista de artes cênicas do jornal Zero Hora, em Porto Alegre (RS). Foi coordenador do curso de extensão em Crítica Cultural da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS). Já participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil (ambos da prefeitura de Porto Alegre) e do Prêmio Braskem em Cena no festival Porto Alegre Em Cena. Em 2011, foi crítico convidado no Festival Recife de Teatro Nacional.

Relacionados

‘De mãos dadas com minha irmã’, direção de Aysha Nascimento e direção artística e dramaturgia de Lucelia Sergio [em cena, Lucelia Sergio ao lado de dançarinas Jazu Weda e Brenda Regio]