Site de crítica teatral editado por Valmir Santos, jornalista especializado na cobertura de teatro desde 1992, com passagens por veículos como Folha de S.Paulo, Valor Econômico e Bravo! Em diferentes fases, este espaço nascido em 20 de março de 2010 somou colaborações de pessoas empenhadas em pensar a cena contemporânea, bem como atentas à perspectiva histórica. Realizou ações como Crítica Militante (2016), publicação de 72 textos inéditos de profissionais de diversos estados; Encontro com Espectadores (2016-2019), 36 conversas mensais entre artistas, críticos e espectadores focadas na análise de um espetáculo previamente escolhido; e Biocrítica (2021), 11 relatos autobiográficos de sites, blogs ou revistas eletrônicas do Brasil voltados à recepção nas artes da cena.
O nome Teatrojornal evoca a técnica Teatro Jornal que estimula qualquer pessoa a elaborar cenas a partir do noticiário, conforme delineou o diretor e dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), teórico do Teatro do Oprimido. Essa lembrança cidadã traduz nosso desejo de dialogar com amplo círculo de leitores na valorização do jornalismo cultural e da prática da crítica.
Expediente
Editor: Valmir Santos (MTb 22.457/SP)
Redes sociais: Graziela Delalibera
Manutenção do site: Luiz Bezerra e Paulo Menzinger (Reppublica)
contato@teatrojornal.com.br
Jornalista, crítica e doutora em artes cênicas pela USP. Edita o site Teatrojornal - Leituras de Cena. Tem artigos publicados nas revistas Cult, Sala Preta e no livro O ato do espectador (Hucitec, 2017). Durante 15 anos, de 1995 a 2010, atuou como repórter e crítica no jornal O Estado de S.Paulo. Entre 2003 e 2008, foi comentarista de teatro na Rádio Eldorado. Realizou a cobertura de mostras nacionais e internacionais, como a Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cênico (2007) e o Festival Internacional A. P. Tchéchov (Moscou, 2005). Foi jurada dos prêmios Governador do Estado de São Paulo, Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio Itaú Cultural 30 anos.
Crítica teatral, formada em jornalismo pela USP, com especialização em crítica literária e literatura comparada pela mesma universidade. É colaboradora de O Estado de S.Paulo, jornal onde trabalhou como repórter e editora, entre 2010 e 2016. Escreveu para Folha de S.Paulo entre 2007 e 2010. Foi curadora de programas, como o Circuito Cultural Paulista, e jurada dos prêmios Bravo! de Cultura, APCA e Governador do Estado. Autora da pesquisa “Breve Mapa do Teatro Brasileiro” e de capítulos de livros, como Jogo de corpo.
Jornalista e crítico fundador do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que edita desde 2010. Escreveu em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes. Autor de livros ou capítulos afeitos ao campo, além de colaborador em curadorias ou consultorias para mostras, festivais ou enciclopédias. Doutor em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado pelo mesmo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Jornalista e escritora brasileira radicada na França, tem contribuições em projetos artísticos e socioculturais a partir de atuações em ONGs, revistas, rádio, televisão, fotografia, assessoria de imprensa e produçāo de eventos. É autora da biografia Esumbaú, Pombas Urbanas! 20 anos de uma prática de teatro e vida (2009) e uma das criadoras do Orgulho Crespo, movimento independente de valorização do cabelo afro iniciado em 2015 com a 1ª Marcha do Orgulho Crespo SP. A iniciativa integra o calendário oficial do Estado de São Paulo com o #DiaDoOrgulhoCrespo, celebrado todo 26 de julho por meio da Lei 16.682/2018.